
Freepik
Em poucos dias, começa o Ano Novo Chinês. Em 2025, o ciclo será regido pela Serpente, um dos 12 animais que compõem o zodíaco chinês, e pelo elemento Madeira. Sabedoria, estratégia e intuição são algumas das palavras associadas ao período, que se estende até fevereiro de 2026.
– Prepare-se para um ano de renovação e introspecção em 2025. O Ano da Serpente pode trazer desafios, mas também oportunidades para crescimento pessoal e espiritual. Mantenha-se aberto às lições que vêm com cada experiência e aproveite a sabedoria inata deste signo para navegar pelo ano – sugere a escritora Christine Marote, autora do blog China na Minha Vida.
O alerta, então, é para quem tem convicção de que a intencionalidade é grande motriz e que algumas circunstâncias são especialmente auspiciosas. Os orientais acreditam que atitudes certas, em momentos certos, os conduzem à “boa fortuna”. E a palavra fortuna, aqui, não se refere a quantias em dinheiro, significa tendência para acontecimentos positivos e favoráveis.
Um ano, dois inícios
Conforme o calendário lunar, a virada é na próxima quarta-feira. A justificativa é a primeira Lua Nova de 2025, que entra no signo de Aquário às 9h35min do dia 29. Neste dia, a China e vários outros países asiáticos deixam de lado o ritmo frenético que caracteriza a segunda maior economia do mundo. Por até cerca de 15 dias, os chineses param de produzir e comercializar, pois a prioridade é celebrar.
O Ano Novo Chinês é um dos feriados mais importantes do país. Nas diversas regiões, as pessoas viajam para reencontrar a família e perpetuar tradições em busca de boa sorte, prosperidade, felicidade e saúde. São programados diversos festivais, e as cidades recebem decoração com luzes e objetos vermelhos.
Já a segunda data de início do Ano da Serpente é cinco dias depois, tendo por referência o calendário solar.
– Em 3 de fevereiro, o sol passará pelo 15º grau do signo de Aquário, oferecendo uma precisão maior do que o calendário lunar. Por isso, a Astrologia Chinesa Ba Zi e o Feng Shui Tradicional Chinês consideram este como início do Ano Novo Chinês – diz Adriana Di Lima, que é professora, consultora em artes chinesas e titular do site www.adrianadilima.com .
Segundo ela, as tendências energéticas do ano da Serpente, sob o ponto de vista global apresentam aspectos muito fortes que se relacionam diretamente com esse signo, que traz uma energia fabulosa de poder e transformação próprios da natureza da Serpente, o sexto animal do zodíaco chinês.
– Seu símbolo é, sem dúvida, o da renovação e da transformação compreendido paralelamente pela capacidade desse animal trocar de pele de tempos em tempos. A indicação para aproveitarmos essa energia de 2025 í é se abrir tanto para novos conhecimentos no âmbito intelectual, pois a Serpente é amante do conhecimento e preza pela liberdade de pensar, como também se abrir para novas experiências e práticas físicas, no que diz respeito ao cuidado de si, priorizando a saúde e o bem-estar.
Adriana ainda completa que o elemento Madeira também indica movimentos benéficos como a meditação, o cuidado com o corpo e com a mente em conjunto, além do desenvolvimento da intuição.
Atitude
Mais importante que a data a ser considerada para a comemoração, são os rituais que – para quem acredita e se compromete com aquilo que almeja – prometem atrair a sorte. Os chineses tradicionais acreditam que é fundamental se preparar adequadamente para receber bem o ano que se inicia. Da gastronomia ao vestuário, passando pela higienização da casa e pelas intenções de cada um, muitos alinhamentos podem contribuir positivamente.
Por aqui, não há festividades nem feriado. Não se verá lanternas vermelhas, nem amuletos em frente às casas. Mas vale apostar na energia do Ano da Serpente e desejar dias sempre melhores.
Astrologia chinesa: Características
- Ciclo de 12 anos, representado por 12 animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cachorro, Porco.
- O princípio Yin (escuridão, frio, feminino, passivo) e Yang (luz, masculino, ativo) descreve forças opostas que se complementam.
- A natureza é integrada por diferentes potencialidades e está representada em cinco elementos da natureza: madeira, fogo, terra, metal e água.
A Serpente
- Sabedoria e intuição – A serpente é conhecida por sua capacidade de analisar situações com profundidade e tomar decisões estratégicas.
- Transformação – Assim como a pele da serpente se renova, este animal representa ciclos de mudança e crescimento.
- Mistério e fascinação – A serpente é um símbolo de mistério e intriga, despertando a curiosidade e a imaginação.
A Madeira
- A energia da madeira será mais forte nos primeiros seis meses, promovendo autocuidado, vitalidade e abertura para novas possibilidades.
- De polaridade Yin, o elemento madeira reforça a necessidade de atenção à saúde física e emocional.
Simbologia dos alimentos
- Peixe inteiro: abundância e sucesso
- Macarrão (em fita): vida longa e saudável
- Frutas cítricas: sorte e prosperidade
- Bolo de Ano Novo (Nian Gao): ascensão e progresso
Uma cor especial: Importância do Vermelho
- O vermelho é uma das cores mais queridas da cultura chinesa, representando prosperidade, lealdade, sucesso e felicidade. Acredita-se que vestir algo da cor pode afastar a má sorte e os maus espíritos, além de trazer boa sorte e promover um bom ano. A cor também predomina na decoração das casas e dos locais públicos.
Rituais: As tradições de prosperidade
- Limpeza da casa – Dias antes, é recomendado uma faxina completa, para afastar as energias negativas acumuladas ao longo do ano que se encerra. Além disso, deve-se evitar circular com vassouras no primeiro dia do Ano Novo, para não varrer a sorte embora.
- Enfeites e amuletos – Algumas famílias chinesas penduram lanternas vermelhas na porta principal de suas casas nos 15 dias que antecedem o ano novo, para atrair coisas boas e espantar os maus espíritos. Também é comum escrever os desejos com tinta preta em papéis vermelhos e pendurá-los na entrada (o preto representa água e sabedoria e o vermelho significa fogo e sucesso). O caractere Fu (imagem)é um símbolo chinês que significa boa sorte, bênção e felicidade. É usado para desejar prosperidade e riqueza. É, frequentemente, colado em portas e janelas.
- Roupas e cabelos – A cor especialmente indicada é o vermelho, que representa transformação e movimento, além de atrair sorte no amor. Já o amarelo, o roxo e o dourado atraem riqueza e prosperidade. Para deixar o que passou no ano que termina e não levar energias desfavoráveis para o novo ciclo, os cabelos devem ser cortados antes da virada.
- Jantar – A última refeição do ano é muito tradicional. As famílias se reúnem para degustar pratos especiais, que devem levar sorte, riqueza e felicidade à casa. Esse momento é considerado sagrado, e é uma oportunidade para reforçar laços familiares e expressar gratidão. Cada prato servido é definido com propósito e tem um simbolismo próprio.
- Hongbao – Presentear familiares, especialmente crianças e jovens, com envelopes vermelhos contendo dinheiro é um gesto de desejar boa sorte e prosperidade. Os valores dados costumam ser números pares, como o oito, que é considerado particularmente sortudo. Importante: evite o número/valor quatro, que não é visto como favorável.
- Barulho – Os fogos de artifício e estalos de bambu são usados há séculos como uma forma de afugentar espíritos malignos. Além disso, os sons simbolizam a chegada do novo ano de forma enérgica e alegre, garantindo um começo positivo. Também é costume soltar muitos fogos no quinto dia do novo ano, dia do deus da fortuna, para atrair a atenção dele.
- Mensageiro da sorte – A primeira pessoa a entrar na casa no Ano Novo é considerada crucial para determinar a sorte da família naquele ano.
Fontes: www.terra.com.br, ninhao.com.br/ano-novo-chines, chinaemminhavida.com.br e personare.com.br