
Foto: Dayse Porto/divulgação
“O que te faz olhar para o céu?” é uma amostra que ficará em cartaz de 17 de julho a 31 de agosto, no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro. Entre os 45 artistas de diversas partes do Brasil está a artista visual Rusha, de Santa Maria. A exposição apresenta mais de 100 obras.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A amostra é de idealização e curadoria de Rodrigo Franco. É um convite para a imersão reflexiva e sensorial, apresentando uma exploração artística e cultural sobre os múltiplos significados e interpretação do céu na vida humana. Haverá pinturas, fotos, instalações, performances, vídeos e esculturas.
Aparecerão Fé, Crenças e Misticismos; Ciências Celestes; Vivência e Sobrevivência; e Canalizador de Imaginário.
"O que te faz olhar para o céu?"
- Artista – Coletiva
- Curadoria – Rodrigo Franco
- Local – Centro Cultural Correios RJ – 2º Andar – Sala de Vídeo - Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Corredor Cultural, Rio de Janeiro / RJ.
- Visitação – de 17 de julho a 31 de agosto de 2024. De terça a sábado, das 12h às 19h.
- Entrada – Gratuita
- Classificação Indicativa: 14 anos
- Informações – (21) 3088 3001 – [email protected]
- A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes
Em sua estética, Rusha explora questões acerca da ancestralidade, memória, identidade, espiritualidade, resistência e simbologia negra. Inspira-se nos saberes dos que vieram antes, dos provérbios e oralidades afro-brasileiras.
Leia mais
- Da Vila Resistência para Munique: artista visual Rusha faz sua primeira exposição individual internacional
- Rusha, semeando saberes ancestrais
- Arte da resistência: conheça o trabalho de comunidade de Santa Maria que será levado à ExpoFavela, em São Paulo
Fora do país
Além de artista visual, Rhaianny Silva Pinto, a Rusha, é arte educadora, produtora cultural e ativista do movimento negro e da luta por terra e território, moradora da ocupação urbana vila resistência e uma das fundadoras do Grio ateliê, espaço de arte e cultura vileira.
Ainda esse ano, inaugurou a sua primeira exposição individual internacional, em Munique, na Alemanha. Foi a ‘A Voz da Filha’.