Foto: Rian Lacerda (Diário)
A Calourada de Inverno terminou na quarta-feira (11) após três dias de festa na Gare. A novidade desta edição foram as noites temáticas, nos eventos chamados de Baile da Calourada, Boteco da Calourada e Pagode 360 da Calourada. Ao todo, cerca de 16 mil pessoas passaram pelo espaço nos três dias – a lotação era de 2.992 pessoas, e a liberação de novas entradas ocorreu somente quando alguém saía, mediante controle eletrônico. A próxima edição deve ocorrer em março de 2025, junto à retomada das aulas da UFSM.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os "bixos" que iniciam a trajetória nas universidades de Santa Maria nesta semana puderam aproveitar a recepção no tradicional evento que ocorre na cidade. Na segunda-feira (9), primeiro dia de festa, os calouros questionaram a falta de sanitários, mas, na terça-feira (10), a organização quase triplicou o número de banheiros. Além disso, dois bebedouros foram colocados no local. Além dos banheiros químicos e dos pontos gratuitos de hidratação com água, grades para isolamento da obra na Gare e um corredor de passagem de bombeiros e paramédicos foram disponibilizados. Uma estrutura foi montada para shows, com palco e camarim. Ônibus foram colocados a cada 15 minutos, inclusive o transporte beneficiou moradores da região oeste de Santa Maria, além dos bairros Rosário, Bonfim e Fátima.
Durante dois dias, o público pôde escolher, em votação aberta pelo Instagram da Liga Interatléticas (Lism), o nome de dois DJs que comporiam a programação da Calourada. Os artistas que participaram da disputa foram indicações feitas anteriormente pelos universitários diretamente à Lism. Por escolha do público, DJ Bruninho e DJ Dudu foram os vencedores e tocaram nesta edição. As atrações musicais reuniram shows, como Kelvin e Klaus, Gui Samba Move, Guilherme e Roberto, La Familia - Tributo ao Charlie Brown Jr. A programação ainda incluiu artistas como DJs Palma, Milbeatz, Calegari, DJotaC, Anelise Varela, Paola Matos e Banda Tudo Di Bom.
Nos dias do evento, foram comercializados bebidas e alimentos. A Lism foi a responsável pela organização das bancas e pela contratação de DJs para o evento.
LEIA TAMBÉM
- Com coreografias e casa lotada, MC Livinho se apresenta pela primeira vez em Santa Maria; confira detalhes do show
- Após cinco anos de espera, Alexandre Pires voltará a Santa Maria: confira os detalhes do show
- Calourada se despede com recorde de público em noite de sucessos do pagode; confira os detalhes do último dia
Avaliação é positiva pela organização
O reitor da UFSM, Luciano Schuch, destacou a satisfação de ver a Calourada se consolidar como um evento importante no calendário da cidade, enfatizando a prioridade na segurança e o esforço conjunto com a prefeitura para garantir o bem-estar dos participantes e promover a integração e a cultura entre a comunidade acadêmica e a cidade.
- A segurança é prioridade e temos trabalhado continuamente para garantir que todas as medidas sejam adotadas para o bem-estar dos participantes, juntamente com a prefeitura de Santa Maria. Estamos direcionando os esforços para que a Calourada continue evoluindo e se tornando cada vez mais voltada para o público universitário, reforçando o papel da integração e cultura para a nossa comunidade acadêmica e para a cidade - comentou o reitor.
A secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, considerou o evento um sucesso. A secretária ainda falou sobre as noites temáticas, que foi uma novidade proposta pela organização.
- As noites temáticas, para mim, foram maravilhosas, foi um público diferente a cada dia, isso significa que atingimos um público maior - destacou a secretária.
Segurança
O policiamento da Gare e dos arredores foi intensificado nos dias de Calourada. Câmeras, drone e torre de segurança auxiliaram no videomonitoramento do local. Na entrada, além de revista pessoal, também havia um contador de público e equipamento de reconhecimento facial.
O tenente Sandro Nunes, secretário executivo do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), informou que a Calourada ocorreu de forma segura em todas as noites. As ocorrências, segundo o secretário, foram mínimas.
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, reforçou a importância de investir na segurança do evento na Gare.
- É importante dizer que todos os órgãos de segurança estão envolvidos. Quando a gente tomou a decisão de trazer para a Gare, foi pensando nas pessoas. Quem quiser vir aqui para fazer o mal vai se dar muito mal - concluiu o prefeito.
Ocorrências
- Segunda-feira
Público: 5,3 mil (circularam)
Ocorrências: 0
Saúde: 1 condução para a UPA
- Terça-feira
Público: 4 mil (circularam)
Ocorrências: 4 (3 posse de arma e 1 foragido), todas atendidas pela Guarda Municipal
Saúde: 4 atendimentos no local
- Quarta-feira
Público: 6 mil (circularam)
Ocorrências: 4 (2 posse de arma e 1 foragido) atendidos pela Guarda Municipal, 1 foragido atendido pelo BP Choque
Saúde: 10 atendimentos (4 no local e 6 conduções para a UPA)