Foto: Beto Albert (Diário)
A cidade do Rio de Janeiro ganhou novas cores com o mural de Mileva Maric, produzido pela grafiteira, arquiteta e urbanista Bruna Pacheco Rison, 32 anos. A obra faz parte da amostra “O que te faz olhar para o céu?”, que está disponível no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro. A santa-mariense está entre os 45 artistas participante de diversas partes do Brasil. A exposição apresenta mais de 100 obras e segue até o dia 31 de agosto.
Bruna falou sobre a oportunidade que surgiu após convite. Ela detalha:
– Fui convidada pelo curador Rodrigo Franco para expor uma obra minha na exposição: o mural que fiz da Mileva Maric. A ideia é dar voz à história de Mileva que foi apagada na história. Essa exposição fala muito sobre representatividade e pertencimento.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Segundo a artista, Mileva Maric foi uma filósofa sérvia, física e matemática brilhante que, segundo alguns historiadores, colaborou com a famosa Teoria da Relatividade do cientista Albert Einstein. O caso é tratado como um exemplo de silenciamento das trajetórias femininas.
O mural de Bruna vai ao encontro da proposta da amostra. “O que te faz olhar para o céu?" mescla fé, crenças e misticismos, ciências celestes, vivência e sobrevivência e canalizador de imaginário, sendo um convite para a imersão reflexiva e sensorial. Entre as obras, estão pinturas, fotos, instalações, performances, vídeos e esculturas expostas.
Os trabalhos da santa-mariense estão espalhados nos muros de Porto Alegre, Florianópolis, Alegrete e até em outro país, como no Uruguai. A artista compartilha o andamento deste projeto e de outros trabalhos nas redes sociais.
Segundo a artista, já são mais de 100 murais produzidos e mais de sete anos na área.
Prestigie!
"O que te faz olhar para o céu?"
- Curadoria – Rodrigo Franco
- Local – Centro Cultural Correios RJ – 2º Andar – Sala de Vídeo - Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Corredor Cultural, Rio de Janeiro / RJ.
- Visitação – de 17 de julho a 31 de agosto de 2024. De terça a sábado, das 12h às 19h.
- Entrada – Gratuita
- Classificação Indicativa – 14 anos
- Informações – (21) 3088 3001 – [email protected]
- A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes
Leia mais
- Pelé, Marta e Maíra Moreira são homenageados em arte produzida no muro do Estádio Presidente Vargas
- Lei que estabelece Dia Municipal do Grafite deve dar maior visibilidade para artistas em Santa Maria
- Emoção e reconhecimento marcam a entrega do 1º Prêmio Ana Primavesi