Você pode — ou não — comemorar o Natal e ignorar costumes e tradições que marcam a data, mas uma coisa é praticamente certa: você já assistiu algum desses filmes quando era criança. Por isso, nada melhor do que aproveitar o período em que todos estão reunidos para rever, ou, apresentar os clássicos natalinos para a nova geração da família. Veja, abaixo, uma lista com 10 filmes que para abraçar a nostalgia que só o Natal é capaz de despertar:
Esqueceram de Mim (1990)
Um clássico da Sessão da Tarde, o filme Esqueceram de Mim, estrelado pelo carismático Macaulay Culkin, é uma das comédias natalinas mais populares e queridas pelo público. Na trama, ele interpreta Kevin McCallister, um garoto de 8 anos que acaba sendo deixado acidentalmente sozinho em casa quando sua família parte para férias de Natal em Paris. Inicialmente, ele curte a liberdade em casa, mas depois, se vê em apuros quando dois ladrões tentam invadir sua casa.
O Grinch (2000)
Rabugento, mal-humorado e muito, muito carismático. Estrelado pelo ator Jim Carrey, o Grinch é um sucesso dos anos 2000 que conta a história de uma figura verde e peluda que odeia o Natal e resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data. Mas o seu plano começa a dar errado com a chegada da pequena Cindy Lou Who, que resolve ficar amiga dele.
Gremlins (1984)
Dirigido por Joe Dante, Gremlins é um clássico dos anos 80 e uma das melhores escolhas de filmes de Natal para quem gosta de humor, suspense e diversão. O filme conta a história de Randall, um inventor que está à procura de um presente para o seu filho Billy, até que ele encontra algo interessante: uma pequena criatura chamada Gizmo. Para cuidar do novo amigo, Billy precisa seguir três regras: não expor a criatura à luz, à água e não alimentá-la após a meia-noite. Como esperado, essas regras são quebradas, causando transtornos para a cidade bem na véspera do Natal.
O Estranho Mundo de Jack (1993)
O filme, que traz uma mistura entre Halloween e Natal, teve origem em um poema escrito por Tim Burton em 1982 e, apesar de muitos acreditarem que o cineasta é o responsável pela direção, quando, na verdade, foi feita por Henry Selick. No longa, Jack é um ser cansado de Halloween Town, até que visita Christmas Town e fica fascinado com o Natal e todos os seus elementos. Mesmo sem entender completamente o espírito, ele tenta criar sua própria versão da data. Um clássico, a animação em stop-motion segue interessante e rica em detalhes.
Meu Papai é Noel (1994)
Entregando os presentes na casa do vendedor de brinquedo Scott Calvin, Papai Noel sofre um acidente e cai do telhado da casa. Sem ter escolha, Scott acaba assumindo o lugar do bom velhinho, que não consegue continuar seu trabalho no Natal. O protagonista, interpretado por Tim Allen, se transforma aos poucos no Papai Noel — ele começa a ganhar peso, barba e os cabelos começam a ficar brancos.
Milagre na Rua 34 (1994)
É Natal, e a pequena Susan Walker diz que o Papai Noel não existe. Suas incertezas sobre o Bom Velhinho começam a mudar quando um senhor é contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de brinquedos em que sua mãe trabalha e, para sua surpresa, ele afirma ser o verdadeiro.
Um Duende em Nova York (2003)
No filme, Will Ferrell interpreta Buddy, levado acidentalmente para o Polo Norte quando era criança, e criado entre os duendes do Papai Noel até se tornar adulto. Anos depois, ele viaja para Nova York usando sua tradicional roupa de elfo à procura de seu verdadeiro pai, garantindo aventuras divertidas e caóticas.
Um Herói de Brinquedo (1996)
Howie Langston, interpretado por Arnold Schwarzenegger, é um homem de negócios muito ocupado e não tem tempo para mais nada, nem para seu filho, Jamie. Depois de perder o momento em que o pequeno recebeu a faixa azul no karatê, o personagem promete compensá-lo com o brinquedo mais disputado do Natal. Infelizmente, o brinquedo esgota super rápido e acaba com o plano de Howie, que fará de tudo para cumprir sua promessa.
O Expresso Polar (2004)
O Expresso Polar é um clássico de Natal perfeito para assistir em família. Lançado em 2004, conta a história de Mike Schmidt, um menino que não acredita mais no Papai Noel. Interpretado por Josh Hutcherson, de Jogos Vorazes, Mike embarca em uma aventura extraordinária de autoconhecimento ao pegar uma carona no Expresso Polar, trem que vai em direção ao Polo Norte.
Duro de Matar (1998)
Esse pode não ser tecnicamente um filme de Natal, mas não poderia ficar de fora da lista. Duro de Matar conta a história do policial John McClane, interpretado por Bruce Willis, que vai visitar sua família para comemorar a data. Durante a festa de confraternização da empresa da esposa, terroristas invadem o prédio e McClane fica encarregado de deter os criminosos e salvar os reféns.