Foto: Divulgação
Talita Hartmann, 27 anos, vencedora do concurso Miss Grand Brasil 2024, é a representante o Brasil no Miss Grand Internacional 2024. A gaúcha se junta a candidatas de diversas partes do mundo na disputa pelo título internacional. Entre as etapas da competição há o desfile com trajes típicos. O desfile de Talita ocorreu no domingo (20). A final da competição é nesta sexta-feira (25).
+ Conheça o perfil de entretenimento do Diário no Instagram
Segundo Evandro Hazzy, presidente do Miss Grand Brasil, o traje teve um efeito especial, e representa uma inovação nunca vista na história do concurso.
– Pela primeira vez, uma miss vai apresentar algo tão inovador na competição. A Talita tem uma admiração enorme por Tarsila do Amaral e se identifica muito com a força e a história dela. Para Talita, esses valores são super importantes. Ela quis mostrar que a arte e a cultura têm um papel fundamental em nossas vidas e que podemos aprender muito com figuras como Tarsila – comentou Hazzy.
Talita Hartmann, natural de São Vicente do Sul, já está confinada na Tailândia para a grande final, que ocorre nesta sexta-feira (25). Com 1,88m de altura, ela é considerada a Miss Grand Brasil mais alta da história e tem como missão conquistar a segunda coroa para o país.
Inspirada pela artista modernista Tarsila do Amaral, Talita destaca a importância de representar a força da mulher brasileira no palco internacional.
– Trazer a força de Tarsila para este momento é celebrar a verdadeira brasilidade no Miss Grand International. Tarsila não foi apenas uma artista, mas uma mulher revolucionária, que usou seu talento para romper barreiras e apresentar ao mundo um Brasil vibrante e original. Inspirar-me em sua trajetória é levar ao palco a coragem e a criatividade brasileiras, mostrando que, assim como ela, somos capazes de inovar e deixar nossa marca. Que essa representação ajude a trazer a coroa e reafirmar o poder da mulher brasileira – afirmou a miss.
+Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A criação é assinada por Bruno Oliveira, renomado figurinista que já desenvolveu looks para grandes nomes como Claudia Raia, Paolla Oliveira, Ana Hickmann e muitas outras mulheres que já foram coroadas Miss Brasil, entre elas Priscila Machado e Maria Brechane.
– Criar um traje inspirado em Tarsila do Amaral é uma grande responsabilidade, pois ela é uma verdadeira embaixadora da cultura brasileira. O desafio foi incorporar a ousadia e as cores vibrantes de sua obra, trazendo uma interpretação inovadora e, ao mesmo tempo, fiel à essência brasileira – explicou Bruno Oliveira.
Tarsila, reconhecida como uma das maiores artistas do modernismo brasileiro, transformou o cenário artístico ao unir influências europeias com elementos nativos do Brasil. Sua obra é marcada por cores vibrantes e formas ousadas que retratam tanto o Brasil rural quanto o urbano.
Ao escolher Tarsila como tema central, a equipe de criação do traje típico pretende celebrar a cultura brasileira de maneira autêntica e impactante, transmitindo ao mundo a riqueza e diversidade do país. O uso da moda como forma de comunicação cultural permite que, além da homenagem à artista, Talita reforce a identidade e as tradições brasileiras no cenário global.
Veja em imagens: