Luiza Moraes/COB
Assim como no segundo dia, quando o Brasil conquistou as primeiras medalhas, a sexta-feira (9) garantiu ao país três pódios nas Olímpiadas. No 14° dia de Jogos, Ana Patrícia e Duda ficaram com o ouro no vôlei de praia, Isaquias Queiroz com a prata na canoagem velocidade e Alison dos Santos com o bronze no atletismo. Com as novas conquistas, a delegação brasileira chegou a 18 medalhas, sendo três de ouro, seis de prata e nove de bronze, ocupando a 17ª colocação no quadro de medalhas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Após chegar à decisão com 100% de aproveitamento em seis jogos, além de ter perdido apenas um set em 13 disputados, Ana Patrícia e Duda bateram a dupla canadense Wilkerson e Humana-Paredes por dois sets a um. As brasileiras chegaram a Paris como as melhores do mundo e favoritas ao topo do pódio. Feito que se confirmou nesta sexta.
Isaquias Queiroz até assustou o público na final da canoagem velocidade C1 1000m. Até os 750m, o brasileiro estava na quinta colocação, mas na reta final conseguiu reverter o cenário e terminou com o segundo lugar, muito próximo do campeão. Agora, Isaquias Queiroz se junta aos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael na segunda colocação do ranking dos maiores medalhistas brasileiros em Jogos Olímpicos, ficando atrás apenas de Rebeca Andrade, que tem seis.
No atletismo, dois brasileiros disputaram decisões. Alison dos Santos, o “Piu” conquistou a medalha de bronze nos 400m com barreiras, assim como fez na última edição das Olimpíadas, em 2021. Em contrapartida, Almir Júnior não se classificou para a segunda etapa da final do salto triplo e acabou encerrando a sua participação com a 11ª posição.
Entre os resultados negativos, a eliminação da equipe de ginástica rítmica na fase classificatória foi a mais marcante. O quinteto brasileiro era cotado para medalha, mas uma lesão a poucos minutos das provas fez com que Victória Borges não tivesse bom desempenho nas atividades. Na final do individual geral, Bárbara Domingos terminou com a décima colocação. No taekwondo, Henrique Marques, da categoria até 80kg, deixou a competição nas quartas de final, enquanto Caroline Santos, até 67kg, caiu nas oitavas. E também em lutas, Giullia Penalber foi derrotada na disputa pelo bronze do wrestling, a luta greco-romana.
Quadro de medalhas
Destaques da agenda do Brasil em Paris no final de semana
Sábado (10)
- Maratona masculina
3h - sem brasileiros
- Levantamento de peso
11h - Laura Amaro - final
- Futebol feminino
12h - Brasil x Estados Unidos - final
- Vôlei feminino
12h15min - Brasil x Turquia - disputa de 3° lugar
Domingo (11)
- Maratona feminina
3h - sem brasileiros
- Cerimônia de encerramento
16h