Foto: Grêmio (Divulgação)
César fez um dos gols mais importantes da história do Grêmio. Seu nome está na Calçada da Fama do Tricolor
Morreu nesta terça-feira (17), no Rio de Janeiro, aos 68 anos, o ex-centroavante do Grêmio, César. Ele foi o autor do gol do título gremista da Copa Libertadores da América de 1983, contra o Peñarol, no Estádio Olímpico. A vitória foi por 2 a 1, e César fez o gol de cabeça, no cruzamento de Renato Portaluppi.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O ex-jogador estava internado no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer de próstata.
Segundo informações do site do Grêmio, César era natural de São João da Barra-RJ, e se destacou vestindo a camisa do América/RJ na década de 70 chegando a ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1979. Suas boas atuações o levaram a defender o Benfica de Portugal, onde conquistou dois campeonatos portugueses e três edições da Taça de Portugal.
Em 1983, César deixou Lisboa e veio defender o Grêmio. Sua estreia foi em fevereiro na goleada de 4 a 0 sobre o Campo Grande/RJ, no Olímpico, pela Taça de Ouro. Nunca se firmou como titular, mas teve participação fundamental na conquista da primeira Copa Libertadores. Além de marcar o histórico gol do título, também deixou sua marca na inesquecível Batalha de La Plata, no empate em 3 a 3 com o Estudiantes.
César fez parte do grupo campeão mundial que venceu o Hamburgo, em Tóquio. Ele deixou o Tricolor em junho de 1984, com 49 jogos e 14 gols. Na sequência de sua trajetória, atuou também pelo Palmeiras, São Bento/SP e Pelotas, onde encerrou a carreira em 1987.
Seu nome está registrado na Calçada da Fama do Grêmio.