
Foto: Max Peixoto/FGF (Divulgação)
Desde 2019, Luciano Hocsman ocupa o principal cargo da entidade

Em 2025, o Campeonato Gaúcho terá alteração no formato em função do Super Mundial de Clubes. A competição, que será disputada por 32 equipes de todo o mundo, ocorrerá entre junho e julho, obrigando os demais campeonatos do futebol brasileiro a iniciarem mais cedo ou terem menor duração em relação aos anos anteriores. No caso do Gauchão, o torneio terá quase um mês a menos em relação às últimas edições, começando em 22 de janeiro e terminando em 15 de março.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista ao Diário, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, revelou que a mudança teria de acontecer em algum momento e que o novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apenas adiantou o processo. Ele revelou ainda que a ideia é seguir desta forma pelo menos para o próximo ano. Hocsman contou sobre o futuro da Divisão de Acesso, que pode ter mudança na data para 2026.
O formato
O Gauchão 2024 conta com 12 clubes. Na primeira fase, serão três grupos de quatro equipes. Cada time joga oito partidas e só não enfrenta os clubes da sua chave. Avançam às semifinais os três primeiros colocados, assim como o melhor segundo. Do quinto ao oitavo lugar geral, será disputada uma fase de mata-mata chamada Troféu Farroupilha, com semifinais e final, que vale vaga na Copa do Brasil de 2026. Os quatro restantes enfrentarão um quandrangular de seis rodadas para ver quais serão os dois clubes rebaixados para a Divisão de Acesso de 2026. O campeonato inicia 22 de janeiro e termina em 16 de março.
Interior prejudicado?
Alguns torcedores da dupla Gre-Nal foram favoráveis à mudança pelo número reduzido de partidas. No entanto, torcedores de clubes do interior criticaram a alteração. Uma das reclamações se deve ao fato de que o formato privilegiaria os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro (Grêmio, Inter e Juventude), que teriam uma disputa com menos equipes para avançar à fase final. Contudo, Luciano Hocsman defende que isso não procede.
– Se forem verificar que classificam apenas os três primeiros de cada grupo e o melhor segundo colocado, e analisarem os anos anteriores, eu acho que Grêmio, Inter e Juventude correm mais riscos de não passar para a semifinal – contou Hocsman.
Outro ponto levantado pelos torcedores é que algumas equipes não contarão com a presença de Grêmio ou Inter em seus estádios. Sendo assim, não terão a garantia de uma partida com possível lotação máxima. Avenida, Caxias e Pelotas estão neste grupo e receberão o Juventude em seus domínios. Para o presidente da FGF, isso não deve preocupar o torcedor do interior, mas sim a falta de apoio que é dada a tais clubes.
– Não existe prejuízo. Inclusive, a cota que os clubes vão receber já é maior em relação ao ano passado. Acho que o torcedor do interior precisa entender que antes de criticar a falta de Grêmio e Inter na sua cidade, ele tem que apoiar o clube da sua cidade. Eu não quero que ele deixe de torcer para Grêmio ou Inter, mas ele tem que apoiar o clube local. Eu não consigo conceber que um ano de mensalidade associativa dos clubes do interior dá na média de R$ 350 e R$ 400. Aí tem jogo de Inter e Grêmio em Porto Alegre e a pessoa paga esse valor em uma excursão para ir ver – exclamou Hocsman.
Vale destacar que, nesta edição, o Campeonato Gaúcho terá o auxílio do VAR em todas as partidas. De acordo com Hocsman, o custo de operação da ferramenta não será descontado das equipes.
Tabela Gauchão 2025
Grupo A
- Avenida
- Grêmio
- Guarany
- São José
Grupo B
- Caxias
- Inter
- Pelotas
- Ypiranga
Grupo C
- Brasil de Pelotas
- Juventude
- Monsoon
- São Luiz
Confira a data das partidas da primeira fase no link.