Foto: Real Madrid (Divulgação)
Vinicius Júnior é o grande favorito a vencer a Bola de Ouro deste ano, um prêmio dado ao melhor jogador de cada temporada. Entregue pela revista francesa France Football, a premiação é referente ao desempenho dos atletas entre agosto e julho do ano seguinte. Com mais de 60 edições, o Brasil só venceu cinco vezes, mas o jogador do Real Madrid desponta como o possível vencedor em 2024. A cerimônia ocorre na tarde desta segunda (28), as 16h, e terá transmissão da TNT e do Max (streaming).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Brasileiros vencedores
Desde a fundação da Bola de Ouro, em 1956, até 1994, eram premiados apenas jogadores europeus. Sendo assim, o Brasil só teve o primeiro vencedor em 1997, quando Ronaldo garantiu o troféu, aos 21 anos, após boa temporada na Inter de Milão, da Itália. O ex-atacante voltou a conquistar o prêmio em 2002, quando estava no Real Madrid, da Espanha, muito em função do título mundial com a Seleção Brasileira. No mesmo ano, Roberto Carlos, que também defendia o clube espanhol, ficou com a segunda posição.
Em 1999, Rivaldo foi premiado após se destacar no Barcelona, mesmo clube em que Ronaldinho Gaúcho atuava quando venceu a disputa em 2005. O último brasileiro a vencer a Bola de Ouro foi Kaká, em 2007, após ser campeão europeu com o Milan. Neste ano, ele desbancou Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que ficaram com a segunda e terceira posição respectivamente.
Vale destacar que também existe a premiação de melhor jogador do mundo entregue pela FIFA ao atleta que mostrou mais qualidade durante o ano, atualmente chamada de Fifa The Best. Nesta premiação, o Brasil subiu ao lugar mais alto em oito oportunidades, com Ronaldo, três vezes, Ronaldinho Gaúcho, duas vezes, Rivaldo, Kaká e Romário, vencedor em 1994 após ser o craque da Copa do Mundo vencida pelos brasileiros.
Leia também
- Termina nesta segunda-feira prazo para inscrição no concurso dos Correios
- Consulado do Grêmio em Santa Maria realiza almoço e reúne cerca de 400 torcedores
- De coadjuvante a protagonista: conheça a trajetória de Rodrigo Decimo
O favorito
Após 17 anos da vitória de Kaká, o último brasileiro vencedor, o país tem grandes chances de voltar a conquistar o prêmio na tarde desta segunda. Campeão europeu e espanhol pelo Real Madrid, Vini Jr foi eleito o melhor jogador da Liga dos Campeões da Europa, principal campeonato de clubes do mundo, desta temporada. Os feitos recentes, somados aos 24 gols e 11 assistências, em 39 jogos, reforçam o favoritismo do brasileiro.
Entre os principais concorrentes estão o volante Rodri, do Manchester City, que foi campeão e melhor jogador da Eurocopa com a Espanha, o meia inglês Bellingham, companheiro de Vinicius no clube espanhol, assim como o francês Mbappé, que se juntou ao clube nesta temporada e defendia o PSG, da França, anteriormente.
Apesar dos indicativos positivos, o jornalista italiano Fabrizio Romano afirmou que o Real Madrid já foi avisado que Vini Jr não vencerá o prêmio. Portanto, o clube não enviará representantes à premiação, como forma de protesto.
Programe-se
- O quê – Bola de Ouro
- Quando – segunda (28), as 16h
- Onde – transmissão da TNT e do Max