Fotos: Marlon Borba (Diário)
Competidos Sênior, 30 a 40 anos.
Emocionante é como Ana Júlia Giacometti Schoeffer, de 10 anos, descreve sua última partida na quarta etapa da 50ª edição do Campeonato Gaúcho de Tênis de Mesa. O evento ocorreu neste final de semana, no Centro Desportivo Municipal (CDM), e foram cerca de 163 atletas inscritos nas categorias individuais e 66 na categoria duplas. Entre eles, 19 atletas eram de Santa Maria, que na classificação geral ficaram em 3º lugar.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O estadual apresenta seis competições tradicionais e conta com um torneio final disputado entre os 16 atletas de melhor desempenho no ano. Em Santa Maria, foi a quarta etapa, que contou com participantes de nove a 70 anos. A pequena Ana Júlia, de 10, veio de Bento Gonçalves e comemorou a experiência:
– Foi uma experiência bem legal. Faz tempo que eu jogo e eu gostei bastante disso. Meu primeiro jogo (no sábado) não foi muito bom, mas o segundo foi bem intenso. Comecei a ganhar, a minha adversária virou. Dai, tivemos que fazer cinco sets para ter um ganhador. Muito emocionante.
Santa Maria coloca um alfinete no mapa do esporte a cada vez que sedia uma etapa. Este ano marca a quarta vez do feito, comemora um dos organizadores da etapa santa-mariense, Daniel Ramos. Ele avalia:
– Ficamos muito felizes em participar e organizar essa etapa em Santa Maria. Essa vez foi um recorde de inscritos. Quase 20 cidades competindo e prestigiando o evento. É um esporte que agrega à todos, independente de limitação física. É um esporte bem bacana e nos sentimos muito felizes em fomentar o tênis de mesa na nossa cidade.
Classificação geral
Os participantes receberam o troféu eficiência. Veja abaixo como ficou a classificação por cidade.
- 1º lugar – Porto Alegre, Sogipa
- 2º lugar – Bento Gonçalves, Sagrado
- 3º lugar – Santa Maria, Projeto Futuro
- 4º lugar – Caxias do Sul, ACP
- 5º lugar – Palmeira Das missões, Leões das Missões
Projeto Futuro
- Centro de treinamento – Monet Plaza Shopping, terças e quintas-feiras
- Redes sociais – www.instagram.com/projetofuturo_tm/
Próximas etapas
As outras etapas do campeonato gaúcho serão em Porto Alegre e Caxias do Sul, ambas esse ano. Além disso, até o fim de 2024, o Estado recebe duas etapas da Copa Brasil.
Participação Olímpica
17 anos e dentre eles, 10 dedicados ao tênis de mesa. Sofia kano, 17 anos, representa a equipe Sogipa, de Porto Alegre, e é uma das atletas que busca chegar na etapa final do campeonato estadual. Disputando o absoluto (adulto) e o sub-19, foi vitoriosa.
No seu currículo, já vestiu a camisa do Brasil em competições internacionais, como no Pan- Americanos Juvenis de 2021. Seguiu na categoria em 2023, no Wtt Contender Rio de Janeiro. E neste ano, entre os adultos, o WTT Contender de Mendoza. Com sua experiência, fala para os iniciantes:
– Infelizmente é um Estado que tem bem pouca gente jogando tênis de mesa, mas cada vez estamos crescendo mais. Quem está começando pode procurar os lugares de treinamento, que tem vários técnicos interessantes. E se vai melhorando, vai indo para a Capital, onde temos uma equipe mais forte. Vai conseguindo treinar cada vez mais para conquistar todo o Brasil. É um esporte individual, que depende só de você. O ponto é sempre achar uma motivação para estar sempre firme e estar treinando o máximo possível.
Tênis de mesa em escolas municipais
Imagine o tênis de mesa na maioria das escolas municipais de Santa Maria. Esse foi um caminho possível apresentado pelo presidente da Federação Gaúcha do Tênis de Mesa, Marco Dill, ao secretário de esportes, Gilvan Ribeiro.
Dill indica que a federação tem um curso certificado sobre tênis de mesa. O próximo passo seria um dos professores da rede municipal querer a capacitação. Os ensinamentos contribuiriam para que o esporte estivesse cada vez mais próximo da comunidade.