Foto: Lucas Figueiredo/CBF
No começo desta semana, uma notícia curiosa envolvendo um ex-jogador da seleção brasileira e a cidade de São Gabriel ganhou destaque. Em entrevista ao jornalista Duda Garbi, no programa “Um Assado para”, Filipe Luís, 38 anos, que foi lateral-esquerdo da Seleção na Copa do Mundo de 2018, revelou que morou no município gaúcho durante a infância, entre o seu primeiro ano de vida e o sétimo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Atual treinador do time sub-20 do Flamengo, ele contou que a chegada na Terra dos Marechais se deu em função da profissão de seu pai, que atuava na Urbano Agroindustrial. A família morava em Jaraguá do Sul, cidade em que Filipe Luís nasceu, onde estava localizada a matriz da empresa. Após o período de seis anos trabalhando na filial, em São Gabriel, eles retornaram a Santa Catarina.
– Eu morei no Rio Grande do Sul, em São Gabriel. Eu nasci em Jaraguá do Sul, mas meu pai foi trabalhar lá. Fiquei na cidade até os sete anos e voltei falando "bah, tchê" – afirmou o ex-atleta no começo da entrevista.
Mesmo com o curto contato com o Rio Grande do Sul, o ex-jogador contou que fez amizades que perduram até hoje. Além disso, ele criou o hábito de tomar chimarrão, que cresceu durante a sua passagem no Flamengo, entre 2019 e 2023, por influência de atletas uruguaios que foram seus colegas.
– Até hoje eu tomo mate, principalmente agora que joguei recentemente com os uruguaios no Flamengo. A erva deles é mais amarga, gosto muito também. É muito bom – contou Filipe Luís.
Confira a entrevista completa no link.
Carreira consolidada
Filipe Luís estreou no futebol profissional em 2003 pelo Figueirense. Em um ano, foi vendido ao Ajax, da Holanda, e na sequência foi emprestado ao time secundário do Real Madrid, o Real Madrid Castilla. Entre 2006 e 2019 seguiu na Espanha, atuando pelo Deportivo La Coruña por quatro anos até ser vendido ao Atlético de Madrid, clube em que atuou por oito temporadas, conquistou seis títulos e virou ídolo do torcedor. Em meio às duas passagens pelo clube, Filipe Luís jogou por um ano no Chelsea, na Inglaterra, e foi campeão inglês. Após 15 anos na Europa, ele retornou ao Brasil para defender o Flamengo. Entre 2019 e 2023, o jogador foi bicampeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
Pela seleção brasileira, o ex-lateral disputou 44 partidas, entre os anos de 2009 e 2019, e conquistou a Copa das Confederações de 2013 e a Copa América de 2019. Em 2018, esteve no elenco que disputou a Copa do Mundo da Rússia e foi eliminado para a Bélgica nas quartas de final.