Espanha registra condenação histórica por crime de ódio contra Vinícius Júnior

Espanha registra condenação histórica por crime de ódio contra Vinícius Júnior

Foto: Redes Sociais (Reprodução)

Cinco torcedores do time de futebol Valladolid, da Espanha, foram condenados nesta quarta-feira (21) a um ano de prisão por insultos racistas ao atacante Vinícius Jr., do Real Madrid. A decisão é inédita no país, pois casos envolvendo racismo geralmente são enquadrados em crimes contra a moral ou agravantes de racismo, e não como crime de ódio, como foi no caso dos torcedores.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia​


Os insultos ocorreram durante uma partida da La Liga entre o clube Pucela e o time merengue, em 2022, no Estádio José Zorrilla. Na ocasião, o Real Madrid vencia por 2 a 0 quando Vini Jr. foi substituído e, então, alvo de ataques da torcida da casa.


Além da pena de um ano de prisão, os torcedores também foram condenados a pagar multas que variam entre 1.080 e 1.620 euros. Como forma de suspender as penas de prisão, eles não poderão assistir a nenhum jogo pelos próximos três anos e também não podem se envolver em nenhum tipo de delito.  


Em comunicado, a La Liga destacou que "esta decisão judicial representa um marco sem precedentes na luta contra o racismo no desporto em Espanha, que até agora tinha sido alvo de condenações por condutas contrárias à integridade moral, com o agravante do racismo" e que "o fato de a resolução mencionar expressamente o crime de ódio associado a insultos racistas reforça a mensagem de que a intolerância não tem lugar no futebol".


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Equipe Pampeiro participa do Erechim Rally Brasil no final de semana Anterior

Equipe Pampeiro participa do Erechim Rally Brasil no final de semana

Lutador de Santa Maria conquista um ouro e um vice da Copa Prime de Jiu-Jitsu Próximo

Lutador de Santa Maria conquista um ouro e um vice da Copa Prime de Jiu-Jitsu

Esportes