Rival histórico nos últimos anos, Pelotas é o adversário do Inter-SM nas semifinais da Divisão de Acesso

Rival histórico nos últimos anos, Pelotas é o adversário do Inter-SM nas semifinais da Divisão de Acesso

Foto: Lucas Rhamon

Em uma noite histórica para o torcedor alvirrubro, o Inter-SM bateu o Veranópolis por 1 a 0 e garantiu a classificação às semifinais da Divisão de Acesso. Após cinco anos, o clube retorna à fase decisiva da competição e terá um rival histórico no enfrentamento. O Pelotas eliminou o Glória de Vacaria nas quartas de final e fará o confronto que vale o acesso contra o Alvirrubro. As duas equipes se enfrentaram duas vezes na temporada e já protagonizaram históricas disputas no futebol gaúcho.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O adversário

Assim como o Inter-SM, o Pelotas é um clube que conta com grande presença de público nos jogos. A equipe tem tradição no Rio Grande do Sul e esteve na primeira divisão pela última vez em 2021, ano em que foi rebaixada. Em sua história, o Lobão possui o título de campeão gaúcho em 1930 e venceu a Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em 2008 e 2019. Além disso, conquistou a Divisão de Acesso em 1983 e 2018. Em 2024, terminou a primeira fase com a quarta melhor campanha do Grupo A, com 22 pontos. Em 14 jogos, foram seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas.


Contra o Inter-SM, em 2024, o Pelotas foi derrotado na primeira rodada por 1 a 0, na Boca do Lobo, e empatou em 2 a 2, no último jogo da primeira fase, no Estádio Presidente Vargas.


Rivalidade histórica

Nos últimos anos, Inter-SM e Pelotas travaram grandes disputas dentro do campo, que afloraram a rivalidade entre os dois clubes fora dos gramados, provocando desavenças entre as duas torcidas. Entre os confrontos históricos de um passado recente, o torcedor alvirrubro lembra com carinho do dia 30 de setembro de 2007. Na ocasião, o time santa-mariense venceu o duelo válido pela última rodada da Divisão de Acesso daquele ano por 2 a 1 e voltou à elite do futebol gaúcho. Esse foi o último acesso do Inter-SM, que está na segunda divisão estadual desde 2012.

Por outro lado, os pelotenses também conseguiram vitórias marcantes neste período. Em 2011, na última rodada do Campeonato Gaúcho, o clube da Região Sul do Estado venceu o Alvirrubro por 3 a 0 e rebaixou o rival para a Divisão de Acesso. Já em 2018, as duas equipes se enfrentaram nas semifinais da Divisão de Acesso, e o Pelotas levou a melhor após vencer as duas partidas. Vale destacar que a última vez que o Inter-SM chegou a esta fase da competição foi em 2018.


Conhecem o outro lado

Como de costume no interior gaúcho, a maioria dos atletas já atuou em mais de uma equipe do Estado. Dos que integram o elenco do Inter-SM em 2024 e já vestiram a camisa do Pelotas em outros anos, Jean Roberto e Jarro são os de maior destaque. Ambos estiveram na disputa da semifinal da Divisão de Acesso em 2018 e também atuaram pelo Lobão em outras duas temporadas. Outro que se destacou no time pelotense foi o meia Mateus Santana, que disputou o Campeonato Gaúcho de 2019 e 2020 no clube.

O goleiro Rafael Copetti, o volante David Cunha e o atacante Pepeto também já vestiram a camisa do Áureo-Cerúleo, mas não tiveram tanta participação em jogos e conquistas.


Chaveamento

O primeiro confronto entre Inter-SM e Pelotas ocorre nesta segunda (22), às 20h, no Estádio Boca do Lobo, em Pelotas. O jogo da volta está marcado para o domingo (28), às 15h, no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria. A Divisão de Acesso não utiliza do gol qualificado como critério de desempate, ou seja, se a somatória dos dois jogos for empate, a vaga na primeira divisão estadual será decidida nos pênaltis.

No outro lado do chaveamento, Monsoon e Passo Fundo também brigam por uma vaga no Campeonato Gaúcho 2025. O primeiro jogo será disputado na segunda (22), às 20h, no Vermelhão da Serra, em Passo Fundo. Já a partida de volta ocorrerá no domingo (28), no Estádio Francisco Noveletto, em Porto Alegre, às 15h30min.

Caso o Inter-SM passe pelo Pelotas, enfrenta um dos dois times na final da Divisão de Acesso, que tem datas marcadas para os dias 31 de julho e 4 de agosto. Caso o adversário seja o Monsoon, o jogo de volta será em Porto Alegre. Em contrapartida, se for o Passo Fundo, a partida decisiva será no Estádio Presidente Vargas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM Futsal faz gol no minuto final e empata em Jaguari pela Série Ouro Anterior

UFSM Futsal faz gol no minuto final e empata em Jaguari pela Série Ouro

UFSM Futsal enfrenta a AE Jaguari pela Série Ouro Próximo

UFSM Futsal enfrenta a AE Jaguari pela Série Ouro

Esportes