Foto: Lucas Rhamon
Em uma noite histórica para o torcedor alvirrubro, o Inter-SM bateu o Veranópolis por 1 a 0 e garantiu a classificação às semifinais da Divisão de Acesso. Após cinco anos, o clube retorna à fase decisiva da competição e terá um rival histórico no enfrentamento. O Pelotas eliminou o Glória de Vacaria nas quartas de final e fará o confronto que vale o acesso contra o Alvirrubro. As duas equipes se enfrentaram duas vezes na temporada e já protagonizaram históricas disputas no futebol gaúcho.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O adversário
Assim como o Inter-SM, o Pelotas é um clube que conta com grande presença de público nos jogos. A equipe tem tradição no Rio Grande do Sul e esteve na primeira divisão pela última vez em 2021, ano em que foi rebaixada. Em sua história, o Lobão possui o título de campeão gaúcho em 1930 e venceu a Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em 2008 e 2019. Além disso, conquistou a Divisão de Acesso em 1983 e 2018. Em 2024, terminou a primeira fase com a quarta melhor campanha do Grupo A, com 22 pontos. Em 14 jogos, foram seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Contra o Inter-SM, em 2024, o Pelotas foi derrotado na primeira rodada por 1 a 0, na Boca do Lobo, e empatou em 2 a 2, no último jogo da primeira fase, no Estádio Presidente Vargas.
Rivalidade histórica
Nos últimos anos, Inter-SM e Pelotas travaram grandes disputas dentro do campo, que afloraram a rivalidade entre os dois clubes fora dos gramados, provocando desavenças entre as duas torcidas. Entre os confrontos históricos de um passado recente, o torcedor alvirrubro lembra com carinho do dia 30 de setembro de 2007. Na ocasião, o time santa-mariense venceu o duelo válido pela última rodada da Divisão de Acesso daquele ano por 2 a 1 e voltou à elite do futebol gaúcho. Esse foi o último acesso do Inter-SM, que está na segunda divisão estadual desde 2012.
Por outro lado, os pelotenses também conseguiram vitórias marcantes neste período. Em 2011, na última rodada do Campeonato Gaúcho, o clube da Região Sul do Estado venceu o Alvirrubro por 3 a 0 e rebaixou o rival para a Divisão de Acesso. Já em 2018, as duas equipes se enfrentaram nas semifinais da Divisão de Acesso, e o Pelotas levou a melhor após vencer as duas partidas. Vale destacar que a última vez que o Inter-SM chegou a esta fase da competição foi em 2018.
Conhecem o outro lado
Como de costume no interior gaúcho, a maioria dos atletas já atuou em mais de uma equipe do Estado. Dos que integram o elenco do Inter-SM em 2024 e já vestiram a camisa do Pelotas em outros anos, Jean Roberto e Jarro são os de maior destaque. Ambos estiveram na disputa da semifinal da Divisão de Acesso em 2018 e também atuaram pelo Lobão em outras duas temporadas. Outro que se destacou no time pelotense foi o meia Mateus Santana, que disputou o Campeonato Gaúcho de 2019 e 2020 no clube.
O goleiro Rafael Copetti, o volante David Cunha e o atacante Pepeto também já vestiram a camisa do Áureo-Cerúleo, mas não tiveram tanta participação em jogos e conquistas.
Chaveamento
O primeiro confronto entre Inter-SM e Pelotas ocorre nesta segunda (22), às 20h, no Estádio Boca do Lobo, em Pelotas. O jogo da volta está marcado para o domingo (28), às 15h, no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria. A Divisão de Acesso não utiliza do gol qualificado como critério de desempate, ou seja, se a somatória dos dois jogos for empate, a vaga na primeira divisão estadual será decidida nos pênaltis.
No outro lado do chaveamento, Monsoon e Passo Fundo também brigam por uma vaga no Campeonato Gaúcho 2025. O primeiro jogo será disputado na segunda (22), às 20h, no Vermelhão da Serra, em Passo Fundo. Já a partida de volta ocorrerá no domingo (28), no Estádio Francisco Noveletto, em Porto Alegre, às 15h30min.
Caso o Inter-SM passe pelo Pelotas, enfrenta um dos dois times na final da Divisão de Acesso, que tem datas marcadas para os dias 31 de julho e 4 de agosto. Caso o adversário seja o Monsoon, o jogo de volta será em Porto Alegre. Em contrapartida, se for o Passo Fundo, a partida decisiva será no Estádio Presidente Vargas.