
Foto: Lucas Uebel/Grêmio (Divulgação)

Grêmio e Inter se enfrentam pela sexta rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho, neste sábado (8), às 21h, na Arena do Grêmio. O confronto marca o primeiro clássico Gre-Nal de 2025 e coloca frente à frente os dois favoritos ao título estadual. O Colorado é o maior vencedor, com 45 títulos, mas não conquista o campeonato desde 2016. Enquanto isso, o Tricolor tem 43 taças e vai em busca do oitavo título consecutivo, feito atingido apenas pelo rival, entre 1969 e 1976.
O Diário foi às ruas de Santa Maria para ouvir o que a população tem a dizer sobre o primeiro clássico do ano. Entre colorados e gremistas, o sentimento é de que o jogo será difícil, como de costume.
A dúvida dos gremistas
Em 2024, o Tricolor perdeu os três clássicos que disputou no ano. Portanto, o torcedor espera uma vitória diante do maior rival, neste sábado. Mesmo após a derrota para o Juventude, na quinta rodada, os gremistas apostam no bom momento do novo técnico, Gustavo Quinteros, para sair com a vitória.

– No Gre-Nal, não tem como dizer quem ganha. Mas acho que a derrota para o Juventude é um mal que vem para o bem, faz parte do futebol. O novo treinador está fazendo um bom time, os jogadores estão correndo mais e são os mesmos que o Renato tinha – comentou o aposentado Paulo Viana, de 62 anos, que aposta em Braithwaite e Villasanti como possíveis destaques do jogo.
Já João Carlos Rosa, 74 anos, perdeu um pouco do entusiasmo, já que o time não foi bem contra o Juventude. Contudo, reconhece que o retorno dos titulares à equipe pode fazer a diferença, assim como a competência do treinador.

– É um jogo difícil, o Colorado melhorou, e o Grêmio não foi bem na última partida. Perdemos de 2 a 0 para o Juventude. Mesmo sendo um time da Série A, tínhamos que ter vencido. Mas confio no Quinteros. A melhor coisa que fizeram foi contratá-lo. Esse treinador é muito bom. Pode ser que com o time titular ele consiga ganhar o Gre-Nal – disse o aposentado, que acredita em gol de Arezo no duelo.
A empolgação dos colorados
Apesar de não convencer com grandes atuações, o Inter é o único clube que ainda não perdeu no Gauchão, com quatro vitórias e um empate. Nas ruas, os colorados acreditam que o fim do período sem conquistas está próximo. E ao questionar sobre a grande esperança de gols, o público aposta em Borré no clássico.

– O Grêmio é a próxima vítima do Inter, o jogo deles não me convence. Ganharam de times mais fracos, mas quando enfrentaram um time de Série A (Juventude) perderam. Alan Patrick e Borré vão decidir o Gre-Nal. O Valencia também pode ser importante, mas ele tem que entrar no segundo tempo. Não pode jogar junto com o Borré. Não dá certo – diz o aposentado Gilmar Silva, de 64 anos.
Quem também coloca o atacante colombiano é o aposentado Alciomar Garcia Saraiva, 64 anos. Ele também deposita esperanças no compatriota do artilheiro colorado, o ponta recém chegado Carbonero.

– O Inter vai ganhar dentro da Arena, de virada, com 50 mil pessoas no estádio. Eles não tiram o Gauchão do Inter. Estou empolgado, porque o nosso treinador é bom e não esconde jogadores. Está usando todos, até a base. A base que vai fazer o Inter ganhar títulos em 2025. Alguma taça nós vamos levar neste ano.