data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Renan Mattos
A falta de chuva tem castigado a produção de grãos em Santa Maria. O levantamento mais recente da Emater aponta que as perdas médias na safra de milho superam 25%, enquanto na soja o prejuízo médio é de 20%. O prejuízo no setor agrícola, somado à safra de grãos e bovinocultura, chega a R$ 47,5 milhões.
VÍDEOS: apesar da chuva, autoridades recomendam que seja decretada situação de emergência
Na terça-feira à tarde, o chefe do escritório municipal da Emater, Guilherme Godoy dos Santos, e o coordenador da Defesa Civil, Adão Lemos, percorreram o distrito de Santa Flora para vistoriar lavouras de soja.
- A média no município é de colheita de 55 sacas de soja por hectare. Porém, com a estiagem, a expectativa é de 35 a 40 por hectare. Nesta época, as plantas já costumam estar com 70 ou 80 centímetros, na altura da nossa cintura, mas ainda estão bem abaixo - afirmou.
Pelo menos nove cidades da região enfrentam problemas com a estiagem
A esperança é que a chuva dos últimos dias tenha sido suficiente para, pelo menos, frear perdas. Segundo Godoy, não é possível recuperar o que já foi perdido.
- O potencial produtivo já está comprometido. A planta teve dificuldade de desenvolvimento vegetativo. Não é possível recuperar o dano já causado. E essa safra está sendo bem problemática: o plantio da soja já atrasou por causa da chuvarada entre outubro e novembro, e agora essa questão da estiagem - informou.
Na segunda-feira, entidades de Santa Maria estiveram reunidas com o prefeito em exercício, Sergio Cechin (Progressistas). Na reunião, foram apresentados relatórios que mostram a necessidade de o município decretar situação de emergência. O decreto já está sendo elaborado e deve ser assinado até sexta-feira.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
NA REGIÃO
Chega a três o número de municípios da Região Central que decretaram situação de emergência por causa da falta de chuva. A prefeitura de Nova Palma assinou o decreto na terça-feira. Agudo e São Gabriel já haviam assinado na semana passada. No Estado, conforme boletim divulgado ontem pela Defesa Civil, 42 municípios já decretaram emergência e 12 registraram a documentação, mas ainda não possuem o decreto.
VÍDEO: sindicato prevê perda de 20% nas plantações de Santa Maria
Em Nova Palma, além das perdas na agricultura, algumas localidades do interior já são afetadas pela falta d'água. A Defesa Civil Estadual cedeu caminhões-pipa para o abastecimento de água potável nesses locais.
Outros municípios da região também estão sofrendo com a estiagem. São Faxinal do Soturno, Júlio de Castilhos, Restinga Sêca, São Martinho da Serra e Toropi e Pinhal Grande. Em algumas localidades, falta água inclusive para consumo humano.
*Colaborou Janaína Wille