Com previsão de colher 21 milhões de toneladas, RS pode voltar a ser segundo maior produtor de soja do Brasil

Com previsão de colher 21 milhões de toneladas, RS pode voltar a ser segundo maior produtor de soja do Brasil

Foto: Mauricio Tonetto (Palácio Piratini)

Governador Eduardo Leite participou da abertura oficial do plantio, nesta sexta-feira, no Sindicato Rural de Júlio de Castilhos

O Rio Grande do Sul deu a largada oficial, nesta sexta-feira (4), ao plantio da safra de soja de 2024/2025. Como já é tradição, uma cerimônia em Júlio de Castilhos marcou o início da semeadura – o prazo para plantar está aberto desde 1º de outubro.

 
A estimativa da safra de verão é de 21,65 milhões de toneladas, segundo dados da Emater/RS-Ascar. De acordo com a projeção, o Estado cultivará uma área de 6,81 milhões de hectares, um aumento de 1,57% na área plantada. Na Região Central, serão plantados 1 milhão de hectares, praticamente a mesma área da safra passada.
A 14ª Abertura Oficial do Plantio da Soja no Rio Grande do Sul foi realizada no parque de exposições do Sindicato Rural de Júlio de Castilhos e contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB). O ato também contou com o secretário em exercício da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena, de prefeitos e produtores da região.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com a Emater, a estimativa de produção desta safra dependerá das condições climáticas até a finalização do ciclo produtivo e da influência do La Niña. Se as projeções se confirmarem, o Rio Grande do Sul deve ter um aumento de 18,59% na produção estimada e de 13,17% na produtividade esperada por hectare, recuperando o segundo lugar no ranking nacional dos Estados produtores de soja. Em primeiro lugar está o Mato Grosso.


Eduardo Leite destacou a relevância do Rio Grande do Sul no cenário nacional da produção de soja e a importância do grão para a economia gaúcha.
– Além do que produzimos aqui, é importante mencionar que os gaúchos também ajudaram a garantir o aumento da produtividade em outros lugares do Brasil. A soja é uma cultura muito importante para nós e é uma alavanca da nossa economia – disse.
O governador lembrou que o Rio Grande do Sul é o responsável pela maior parte da produção de maquinário e implementos agrícolas no país.
– Saudamos o início desse plantio com a esperança, a resiliência, a resistência do produtor gaúcho – acrescentou.


Maiores áreas no RS

As maiores áreas plantadas do Estado estão em Dom Pedrito, Tupanciretã, Palmeira das Missões e Júlio de Castilhos. Entre os municípios com mais irrigação, destacam-se São Borja, Dom Pedrito, Itaqui, São Luiz Gonzaga e Cruz Alta.


O secretário Márcio Madalena falou lembrou das políticas de irrigação.
– A nossa atenção a possíveis estiagens também é permanente no governo do Estado, mantendo o nosso programa de irrigação e dando musculatura a ele para as próximas safras – afirmou.


China lidera exportações
Entre janeiro e agosto deste ano, o Estado exportou US$ 13,09 bilhões de produtos do complexo soja, incluindo o grão e o farelo. Os países que mais compraram soja em grão foram China (responsável por 91% das exportações), Bangladesh, Irã e Turquia.
Os dados são do Comex Stat, sistema do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).


Estrada

Na passagem pela região, Eduardo Leite garantiu para 2025 a abertura de licitação para a pavimentação dos 25 quilômetros da ERS-527, entre Tupanciretã e Júlio de Castilhos. O investimento será de R$ 90 milhões.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prazo para resgate de prêmios do Receita Certa termina na próxima semana Anterior

Prazo para resgate de prêmios do Receita Certa termina na próxima semana

Governador Eduardo Leite participa nesta sexta da 14ª Abertura Oficial do Plantio da Soja no Estado Próximo

Governador Eduardo Leite participa nesta sexta da 14ª Abertura Oficial do Plantio da Soja no Estado

Economia