
Fotos: Beto Albert (Diário)
Um corredor extenso e cheio de ovos de Páscoa da base ao topo é raridade em supermercados de Santa Maria e, neste ano, a redução é ainda mais aparente. O setor indica que em todo o país circulará cerca de 13 milhões de ovos a menos na data em relação ao ano passado. Já o preço está 9,52% mais caro, conforme levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Os chocolates subiram quase o dobro da inflação oficial do período, de 5,06% conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Para evitar estoque após a data, a exposição em diversos estabelecimentos se resume a pequenas prateleiras e minimalistas decorações. A reportagem esteve em dois supermercados, na última quinta-feira (27), para conferir ofertas e preços. Para garantir um ovo de chocolate com 120 gramas, o consumidor deverá desembolsar a partir de R$ 42,99.
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A variação da produção dos tradicionais ovos de chocolate é mensurada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). A entidade indica uma redução de 22,4%, comparada a 2024.

Os consumidores terão, neste ano, 45 milhões de unidades à disposição no país. Reflexo da matéria prima principal, o cacau, que se tornou o maior vilão após um aumento do seu valor no mercado internacional. Como o Brasil importa a maior parte do que consome, sofreu com as dinâmicas de preço no Exterior.
Preços
Nesse cenário, a indústria utiliza técnicas para diminuir o repasse aos consumidores – entre elas, diminuir a quantidade de chocolate em casa embalagem. No caso do público infantil, uma fina camada de chocolate esconde um brinquedo. Além das dinâmicas industriais, o preço de cada ovo de chocolate depende da marca, sabor, gramatura e se vem acompanhado de algo a mais, como bombons e brinquedos.
Nos supermercados de Santa Maria há poucas opções. Gondolas reduzidas e a presença tímida dos fofos coelhos da Páscoa. A mudança é perceptível até para aqueles que não são amantes do chocolate.
No caso do educador físico Leandro Leivas, 27 anos, a preferência do paladar, sua intolerância à lactose e os hábitos de alimentação mais saudáveis colaboram para que o consumo de chocolate seja pequeno. Ainda assim, ele não deixa de perceber que o produto queridinho dos brasileiros vem aparecendo menos nesta Páscoa, comparado há alguns anos.

– Acredito que o pessoal tenha diminuído um pouco, até por questão de saúde. Acredito que o pessoal está mais preocupado. Vejo que aqui em Santa Maria o pessoal presta atenção nisso.
Mas, para a maioria dos consumidores, os preços seriam o principal motivador para a relutância em comprar ovos de chocolate para presentear a família e amigos. Em vez disso, migram para a compra de guloseimas. A caixa de bombom, uma das apostas, também está mais cara este ano, comparado ao ano passado, conforme pesquisa da própria reportagem.
Caixa de bombom
2024 – R$ 7,99 a R$ 16,39
2025 – R$ 14,90 a R$ 15,99
Preços dos ovos de chocolate
Com brinquedo (focado no público infantil)
- Até 204g – R$ 45,99 a R$ 99,99
Sem brinquedo
- 45g – R$ 14,99
- 120g a 150g – R$ 42,99 a R$ 97,79
- 300g a 359g – R$ 65,90 a R$ 73,89
- 540g – R$ 97,90
Ovos com recheio
- 320g – R$ 89,99
*Os preços são de marcas conhecidas do setor
Compra das famílias
Nove são os netos da autônoma Faustina Terezinha Rodrigues, 60 anos, e nove também são os ovos de Páscoa comprados a cada ano para agradá-los. Por enquanto, o carrinho ainda está vazio, mas ainda tem muita pesquisa pela frente, garante ela. Os gastos com chocolate nessa época giram em torno de R$ 200.

– Estamos olhando os preços, pesquisando bastante, porque nove netos não é fácil. O meu mais velho tem 12 anos. Então, vamos indo no mercado e avaliando. Se deixar, eles escolhem com brinquedo, os mais caros, e a avó não consegue agradar a todos do modo como querem – brinca Faustina.
Promoções
Além da grande quantidade de itens e a variedade de marcas, os estabelecimentos também precisam pensar nas formas de facilitar o pagamento para o consumidor, já que os preços vêm subindo a cada ano. O Grupo Carrefour Brasil, que tem atualmente cinco lojas em Santa Maria, por exemplo, garante descontos se a compra for realizada com os cartões da própria rede. Também adota a prática de o segundo produto da mesma marca ter 50% de desconto. Diante dos preços salgados, os consumidores podem optar por pagar os chocolates em até 10 vezes. A rede francesa espera crescimento de mais de 10% nas vendas em relação à Páscoa de 2024. Tanto que a oferta de ovos em seus dois hipermercados locais é grande.

Mesmo com as facilidades, o jeito é estudar e garantir os produtos a depender do bolso. No ano passado, o eletricista Marcos Ribeiro, 51 anos, gastou cerca de R$ 500 com os chocolates para presentear. Nesta Páscoa, contudo, o preço assuntou Ribeiro:

– A gente tem alguns afilhados. Nos últimos anos, chegamos a fazer em casa para fazer e entregar. Este ano está muito mais caro. Por enquanto, o estoque está zerado, vai ser tudo de última hora. Esperança que nos últimos dias tenham valores menores.