🔒 exclusivo assinantes

Movimento em hotéis, restaurantes e outros pontos de Santa Maria cresceu 10% nos dias de Vestibular UFSM 2025

Movimento em hotéis, restaurantes e outros pontos de Santa Maria cresceu 10% nos dias de Vestibular UFSM 2025

Foto: Beto Albert (Diário)

Mais de 400 xícaras de café em dois dias de Vestibular 2025 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Esse foi o total vendido só em uma conveniência na Rótula do Castelinho, Faixa Velha, durante o final de semana, 11 e 12 de janeiro. O pão de queijo foi o mais pedido junto a tradicional bebida energética. Quanto mais próximo dos locais de prova, como o campus de Camobi, maior era o número de vendas. Vestibulandos e seus responsáveis alteraram o movimento do comércio, seja alimentação, estadia ou lazer. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Para receber os veículos de diferentes partes do Estado, o posto de combustível no Trevo do Castelinho se preparou dias antes, mas o que setor que mais teve movimentação, de maneira inesperada, foi a loja de conveniência. 

Foto: Bibiana Pinheiro (Diário)

Na bomba de combustível não sentimos muito. O que impactou bastante foi a venda na loja de conveniência. Ela sim, aumentou. Até colocamos mais gente para atender. Os produtos mais vendidos foram café e pão de queijo – relata o gerente do estabelecimento, Gutierre Garcia Mozzaquatro. 

Almoço 

Uns quilômetros a frente, ainda na Faixa Velha, sentido UFSM, um restaurante recebeu excursões de Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Caxias do Sul, entre outros. Os vestibulandos começaram a chegar a partir das 10h30min no Due Fratelli, dentro do Centro Comercial, junto ao Supermercado Peruzzo, tanto sábado, quanto domingo. O local é referência para receber um grande número de participantes, pois tem um espaço amplo para acomodar diferentes excursões. A proprietária do estabelecimento, Carina Stefanello, comemora o movimento e faturamento: 

Carina Stefanello. Foto: Bibiana Pinheiro (Diário)

– Em dois dias, a gente fez mais de 1,5 mil refeições. Esse é um número diferenciado em função do horário do atendimento e do movimento gerado por pessoas de fora de Santa Maria. Além dos nossos clientes, claro. Então, foi um número bem expressivo. É sempre uma expectativa maravilhosa poder acolher estudantes e familiares. Apresentarmos para eles a nossa Santa Maria e o Bairro Camobi, com todas as nossas comodidades. 

Em outro ponto 

Em outro estabelecimento, na Faixa Nova, RSC-287, mais próximo a entrada do Campus de Camobi, o almoço foi o horário com maior fluxo de pessoas. Sexta-feira (10) à tarde, já teve diferença. Mas o maior impacto foi para o almoço, indica o gerente, Mauricio Calegaro. O local vende um único prato: a alaminuta. Vestibulandos e seus familiares foram em busca do tradicional prato nos intervalos de prova, entre 10h e 11h30min. 

Mauricio Calegaro. Foto: Bibiana Pinheiro (Diário)

 – Tivemos um faturamento maior. Foi um espetáculo. Na hora do almoço foi muito corrido. Ainda que à tarde vinha alguns pais para pegar um lanchinho, mas o almoço foi, com certeza, o período com maior movimento. É certo que nos próximos anos vamos continuar a nos aperfeiçoar para receber da melhor maneira o público – narra Calegaro. 


Leia mais:

Movimento

Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria e Região (Sindhturr) constatou um aumento no movimento de 10%, levando em conta os diferentes setores. No Park Hotel Morotin, às margens da RSC-287 (Faixa Nova de Camobi), foram 180 pessoas acomodadas no estabelecimento. A maioria pernoite, em que os clientes chegaram no sábado (11) e foram embora no domingo (12), após a prova. 

Quarto do Park Hotel Morotin. Foto: Beto Albert (Diário)

Conforme o gerente da hospedaria, Daniel Cechella Lenz, a movimentação é positiva. Ainda que não seja como nas edições anteriores, em que o Vestibular era por mais tempo, Lenz salienta a importância do movimento nessa época do ano. 


Lazer

Os shoppings de Santa Maria também ficaram movimentados. O Praça Nova registrou bons números, indica a gestão. No sábado (11), houve um crescimento de 14% no fluxo e, no domingo, 16%.


No Royal Plaza Shopping, o fluxo de sexta, sábado e domingo aumentou 15% em comparação ao ano passado, o retorno da prova. Já em relação ao final de semana anterior, houve um aumento de 30%. Na praça de alimentação as principais operações tiveram um aumento de 70% do faturamento em relação ao fim de semana anterior. Sábado foi o dia em que um maior número de pessoas circulou pelo local. 


Tudo sobre o Vestibular 2025 UFSM 

Candidatos 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prioridade do governo em 2025 é baratear os alimentos, diz Lula Anterior

Prioridade do governo em 2025 é baratear os alimentos, diz Lula

Iniciativa conectará empresas e startups no Sindilojas na próxima quinta-feira Próximo

Iniciativa conectará empresas e startups no Sindilojas na próxima quinta-feira

Economia