RS registra maior número de abertura de empresas no primeiro bimestre em 10 anos

RS registra maior número de abertura de empresas no primeiro bimestre em 10 anos

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Em janeiro e fevereiro de 2025, o Rio Grande do Sul apresentou o maior número de abertura de empresas no primeiro bimestre registrado nos últimos dez anos. Conforme divulgado pelo governo do RS, nesses dois meses, o Estado abriu 59.301 novos empreendimentos, sendo 33.144 em janeiro e 26.157 em fevereiro. Os dados são da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

– O resultado reflete o trabalho do governo do Estado, que, seguindo as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, está construindo um ambiente de negócios cada vez mais atrativo no Rio Grande do Sul –, ressalta o titular da Sedec, Ernani Polo.

A presidente da JucisRS, Lauren Momback Mazzardo, destaca que os números refletem o trabalho que vem sendo desenvolvido pela autarquia com as secretarias do governo para facilitar a vida do empreendedor:

– A Junta Comercial está em segundo lugar no ranking nacional que mede o tempo de abertura de empresas [no Boletim do 3° quadrimestre de 2024 do Mapa de Empresas, publicado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte]. Isso explica o aumento dos números no Estado, além de contribuir para a desburocratização do processo –, afirma.

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cerca de 60% das empreendedoras gaúchas têm mais de 30 anos e 59% possuem Ensino Superior, aponta pesquisa do Sebrae RS Anterior

Cerca de 60% das empreendedoras gaúchas têm mais de 30 anos e 59% possuem Ensino Superior, aponta pesquisa do Sebrae RS

Novo decreto do Bolsa Família restringe acesso e altera regras de permanência Próximo

Novo decreto do Bolsa Família restringe acesso e altera regras de permanência

Economia