
Foto: Eduardo Ramos (arquivo Diário)
Com o auditório lotado, representantes de 200 escolas estaduais e municipais estiveram presentes, na manhã de quarta-feira (2), no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo, para receber as premiações do Programa Alfabetiza Tchê 2025. O evento celebrou as instituições de ensino da educação pública gaúcha que se destacaram pelos resultados de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A Região Central tem 14 escolas reconhecidas nesta edição.
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Destaque para o município de São Pedro do Sul, com quatro escolas premiadas neste ano:
Área da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE)
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Adelina Zanchi (Faxinal do Soturno)
- Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes (Nova Palma)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Candida Zasso (Nova Palma)
- Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta (Santa Maria)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Livia Menna Barreto (Santa Maria)
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Firmino Cardoso Junior (São Pedro do Sul)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista Bassotto (São Pedro do Sul)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Lazzarotto Arboitte (São Pedro do Sul)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacó David Diesel (São Pedro do Sul)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Chananeco (São Sepé)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Toropi (Toropi)
Área da 24ª CRE
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Max Paulo Schlosser (Paraíso do Sul)
Área da 35ª CRE
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Lucas Araujo de Oliveira (Santiago)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Colpo (Santiago)
A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e da secretária da Educação, Raquel Teixeira, além de secretários municipais, dirigentes educacionais e diretores de escolas.
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O governador falou sobre a importância do programa para fortalecer a relação entre as redes de ensino na busca pela evolução do desempenho dos alunos.
– O Estado não é apenas gestor da sua própria rede escolar, ele é responsável pela educação gaúcha, que tem as redes municipais como agentes fundamentais no processo de alfabetização. Por isso, criamos o Alfabetiza Tchê, para uma colaboração entre Estado e municípios nesta missão tão importante. Só neste ano, aportamos R$ 50 milhões para o programa, e essa é umas das tantas iniciativas que estamos empreendendo para promover uma transformação nesta área – afirmou Leite.
Premiação
Os prêmios foram divididos em dois grupos. As 200 escolas que ficaram nas melhores posições foram contempladas com valores que variam de R$ 40 mil a R$ 80 mil, enquanto as demais, com mais fragilidades, obtiveram um complemento de R$ 20 mil a R$ 40 mil, como compromisso para avançar na aprendizagem.
Os dados para a classificação foram coletados a partir do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) 2023, com o cálculo do Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe). A fórmula é calculada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e considera como critérios os resultados de proficiência do Saers no segundo ano do Ensino Fundamental.

A iniciativa
O Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, mais conhecido como Alfabetiza Tchê, foi instituído pela Lei nº 16.048/2023 e regulamentado pelo Decreto estadual n° 57.519/2024. A iniciativa é uma política pública que tem como meta assegurar que todos os estudantes da rede pública gaúcha estejam plenamente alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Conta com a adesão de todos os 497 municípios gaúchos, tendo a parceria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS).
O programa se desdobra em cinco eixos: aperfeiçoamento da aprendizagem; fortalecimento da gestão municipal e estadual; qualificação do corpo docente; análise externa e acompanhamento de indicadores de alfabetização; além do estímulo à cooperação e articulação da educação pública gaúcha. São contemplados estudantes da Educação Infantil (4 a 5 anos) e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Desde que foi implementada, a medida já aplicou mais de 504 mil avaliações diagnósticas de fluência leitora ao longo de seis edições e distribuiu mais de 532 mil kits de material didático para alfabetização nas escolas públicas do Rio Grande do Sul.