"Menos é mais"; professores dão dicas nessa reta final de preparação para o Enem

Ler livros, procurar notícias e ouvir podcast. Também rever apostilas, fazer simulados e atacar de frente os temas de maior dificuldade. As orientações para quem se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, em 3 e 10 de novembro, são muitas e podem até ser desencontradas. O que a maioria tem em comum são as dúvidas que se intensificam com a proximidade da prova, que pode levar a uma vaga no Ensino Superior.   

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Para ajudar os candidatos, o Diário pediu a contribuição de três professores do cursinho Totem Vestibulares de Santa Maria. Eles dão as principais indicações, como elencar prioridades na hora de estudar nessa reta final, como fazer uma prova de matemática sem perder tempo e o passo a passo para uma redação exemplar. 

O que fazer e o que não fazer agora

O pré-Enem gera diversos comportamentos. Os mais comuns são ansiedade e nervosismo, alterações nos hábitos de sono e procrastinação. Também, a indecisão sobre abordagens na gestão do conteúdo e do tempo. O diretor e professor do Totem Vestibulares, Jader Escobar, indica: 

  • Não crie metodologias milagrosas de estudos nessa reta final. A fase é do "menos é mais"
  • Não aumente agressivamente a carga horária de estudos, porque vai cansar, desgastar e desmotivar, ao invés de ajudar nesse momento
  • Siga com a rotina de estudos já desenvolvida. E, nos finais de semana, incremente com treinamento simulados e revisar alguns conteúdos do início do ano 

O cálculo de tempo  

Fotos: Beto Albert (Diário)

Os participantes enfrentarão 45 questões de matemática e suas tecnologias. A área é considerada um dos maiores desafios, principalmente se tratando do tempo para responder a todas as perguntas. Para auxiliar, o professor da matéria do Totem Vestibulares Mateus Beltrame orienta: 

  • Faça questões voltadas ao Enem. A prova tem estilo próprio que mescla cálculos e questões mais interpretativas 
  • Cuidado com as bandidas. Questões gigantes, difíceis e trabalhosas o mantém na mesma questão por muito tempo 
  • Pule as questões gigantes. Volte se possível. É melhor seguir nas mais tranquilas
  • Alguma questão sempre vai ficar para trás, para um chute, que seja a mais trabalhosa

Dicas para uma redação nota 1000

A única área viável de gabaritar? A redação. A missão é sempre desafiadora: um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Para isso, a professora da matéria do Totem Vestibulares Mariane Lazzari, orienta: 

  • Qual é o tema da prova? Olhe para os grupos. Nas últimas provas foram as mulheres. Tem grandes chances de ser os idosos ou deficientes 
  • Conheça a estrutura da prova da redação do Enem
  • Lembre que a introdução exige um repertório sociocultural que leve a discussão do comando da prova. Precisa ter as palavras-chave
  • Quais são os seus dois argumentos? Apresente eles e os desenvolva 
  • A seguir, a proposta de intervenção. Parte crucial 

Na redação, cobram o domínio da escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e dos argumentos para defender um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e a proposta de intervenção para o problema abordado. 

Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dicas: Como driblar a ansiedade e procrastinação antes do Enem Anterior

Dicas: Como driblar a ansiedade e procrastinação antes do Enem

Educação Infantil: período de solicitação de transferência na rede municipal encerra nesta quinta-feira Próximo

Educação Infantil: período de solicitação de transferência na rede municipal encerra nesta quinta-feira

Educação