Foto: Beto Albert (Diário)
A retomada das aulas de uma das turmas da Escola de Ensino Fundamental Professor Sergio Lopes, no Bairro Patronato, continua sendo avaliada, segundo Ana Paula Seerig, secretária adjunta de Saúde de Santa Maria. Em entrevista ao Bom Dia, Cidade! desta terça (5), ela atualizou a situação da escola onde aluno e três professoras, duas delas grávidas, testaram positivo para Covid-19. Todos eles estão afastados.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A aula foi suspensa na segunda-feira (4) em uma turma de maternal, manhã e tarde, atendidas pelas professoras que positivaram. O restante da escola está sendo atendido.
Segundo a secretária adjunta, conforme indicação do Ministério da Saúde, não há mais protocolo de testagem em massa nem necessidade de fechar a instituição. Ela explica que a decisão de suspender a aula da turma foi tomada pensando na capacidade da escola, que não conseguiu dar continuidade às atividades devido ao grande número de professores em atestado.
— Não há orientação de fechar o serviço por conta desse número de casos, é mais uma questão em termos de recursos humanos do que necessariamente uma orientação da vigilância. Ela (Ana Paula Quevedo, vice-diretora da escola) iria verificar a situação para ver se a instituição daria conta em função da logística, se ia conseguir colocar alguém para substituir (as professoras) — explica.
Para os pais, a orientação é não enviar o filho à escola caso apresente qualquer sintoma.
Questionada, a prefeitura de Santa Maria enviou uma nota sobre o caso:
"A prefeitura de Santa Maria explica que a direção da EMEF Sérgio Lopes já recebeu as devidas orientações da Vigilância em Saúde sobre como proceder em função dos recentes casos de professores e alunos com suspeita e/ou com Covid-19: afastamento das pessoas sintomáticas; realização de teste após quatro dias com sintomas e mediante indicação médica; intensificação da higienização de mãos; e assepsia geral das superfícies da escola.
Conforme indicação do Ministério da Saúde, não há mais protocolo de testagem em massa nem fechamento de estabelecimento. A escola resolveu suspender as aulas de uma das turmas na segunda-feira (4), com retorno gradual a partir desta terça-feira (5).
O Secretário adjunto, Márcio Carvalho, esteve na escola na segunda à tarde e conversou com a Gestão da escola. Referente a suspensão de aula foi apenas em uma turma de maternal, manhã e tarde, atendidas pelas professoras que positivaram. O restante da escola está sendo atendido.
Os testes para a detecção da Covid-19 seguem sendo disponibilizados nas unidades de saúde, bem como nos pronto-atendimentos e na UPA. Até o momento, não há registro de casos em outras escolas. Porém, a Secretaria de Saúde percebe um aumento no número de casos suspeitos desde a última semana em Santa Maria."
Aumento de casos
Segundo Ana Paula, houve um aumento de casos de Covid-19 no município. Os dados notificados estão sendo computados e devem ser divulgados em breve.
Testes
Os testes para detectar a Covid-19 podem ser encontrado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos pronto-atendimentos e na UPA do município, com prioridade para os seguintes grupos: idosos, gestantes, crianças com menos de 12 anos e pessoas com doenças crônicas.
Vacinação
A secretária adjunta também reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19, principalmente entre as crianças. O calendário de vacinação está disponível no site da prefeitura e pode ser acessado neste link.
Leia também
- Inscrições para a Copa Santa Maria de Tênis de Mesa terminam nesta quarta
- Gata que viajou de Santa Maria até Porto Alegre segue em lar temporário à espera de adoção
- Período para solicitar vaga em escolas de Educação Infantil da rede municipal termina na próxima semana
- Ordem de início da duplicação da RSC-287 será assinada nesta quarta-feira