“O recurso vai ser preservado”, afirma reitor da UFSM sobre compromisso do governo com universidades federais

“O recurso vai ser preservado”, afirma reitor da UFSM sobre compromisso do governo com universidades federais

Foto: Beto Albert

Nesta segunda-feira (10), a Universidade Federal de Santa Maria deu início ao primeiro semestre letivo de 2025 com a volta às aulas. A instituição recebe mais de 3 mil novos estudantes de graduação no campus sede, em Santa Maria, além dos campi em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Em entrevista ao Bom Dia Cidade! (93.5 FM), apresentado por Rogério Kerber e Alexandre De Grandi, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, afirmou ser um dia de "festa e muita alegria”.

Perguntado sobre as questões orçamentárias da universidade, Schuch alegou que, mesmo sem o orçamento de 2025 aprovado, o que deve acontecer ainda na primeira quinzena de março, a situação financeira da instituição está dentro da normalidade.

Atual vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor da UFSM esteve presente em reunião da entidade com o Ministério da Educação, no dia 20 de fevereiro, em Brasília.

Leia também

– Tenho o compromisso do ministro, que ele fez na ultima reunião da Andifes, que mesmo que o Congresso faça algum corte na área da educação, o recurso das universidades vai ser preservado – afirmou Schuch, sobre a fala do ministro da Educação, Camilo Santana, no encontro.

O reitor acredita em um ano de normalidade orçamentária para a UFSM e reforçou que o início de 2025 apresenta um cenário tranquilo, com todos os serviços operando normalmente e despesas em dia.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Muda a cara da universidade”, afirma pró-reitor de Graduação da UFSM sobre retorno às aulas Anterior

“Muda a cara da universidade”, afirma pró-reitor de Graduação da UFSM sobre retorno às aulas

Temperatura agradável e movimento intenso marcam o início do semestre da UFSM nesta segunda-feira Próximo

Temperatura agradável e movimento intenso marcam o início do semestre da UFSM nesta segunda-feira

Educação