
Foto: Beto Albert
Nesta segunda-feira (10), a Universidade Federal de Santa Maria deu início ao primeiro semestre letivo de 2025 com a volta às aulas. A instituição recebe mais de 3 mil novos estudantes de graduação no campus sede, em Santa Maria, além dos campi em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista ao Bom Dia Cidade! (93.5 FM), apresentado por Rogério Kerber e Alexandre De Grandi, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, afirmou ser um dia de "festa e muita alegria”.
Perguntado sobre as questões orçamentárias da universidade, Schuch alegou que, mesmo sem o orçamento de 2025 aprovado, o que deve acontecer ainda na primeira quinzena de março, a situação financeira da instituição está dentro da normalidade.
Atual vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor da UFSM esteve presente em reunião da entidade com o Ministério da Educação, no dia 20 de fevereiro, em Brasília.
Leia também
- Temperatura agradável e movimento intenso marcam o início do semestre da UFSM nesta segunda-feira
- Volta às aulas nesta segunda-feira: as calouras no ingresso e a vivência na UFSM
- Calourada começa nesta segunda com dia exclusivo para estudantes e mudanças na estrutura: saiba todo os detalhes sobre o evento
– Tenho o compromisso do ministro, que ele fez na ultima reunião da Andifes, que mesmo que o Congresso faça algum corte na área da educação, o recurso das universidades vai ser preservado – afirmou Schuch, sobre a fala do ministro da Educação, Camilo Santana, no encontro.
O reitor acredita em um ano de normalidade orçamentária para a UFSM e reforçou que o início de 2025 apresenta um cenário tranquilo, com todos os serviços operando normalmente e despesas em dia.