Fotos: Roberta Pschichholz
Santa Maria é sede da etapa final da Olimpíada Nacional de Filosofia 2024 (Onfil). O evento, que iniciou na quinta-feira (17), seguirá até o domingo (20) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A abertura oficial ocorreu no Teatro Caixa Preta, na UFSM, com apresentação de Biga Somavilla ao piano e palestra do professor aposentado da Filosofia da UFSM, Ronai Pires da Rocha.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Participam dessa etapa 37 estudantes, acompanhados de 40 professores. Entre eles, está o estudante do Instituto Federal da Bahia, Câmpus Jequié, Isak Barros Sampaio, 16 anos.
– Sempre tive curiosidade em saber o que é Filosofia, mas só fui ter contato agora, no 2º ano do Ensino Médio, e me apaixonei. Quando soube da Onfil, vi a oportunidade de pesquisar e estudar mais. Minha escola fez uma pré-seleção, passei, fui para a etapa regional e conquistei a medalha de ouro da região nordeste. Estou muito grato e honrado pela oportunidade, e aproveitando ao máximo o contato com essa diversidade cultural – relata Isak, que pela primeira vez viaja para tão longe de sua casa.
Olímpiada
Idealizada pelos professores Gustavo Coelho (CIB) e Mitieli Seixas da Silva (UFSM), e tendo como instituição promotora a UFSM em colaboração com dezenas de instituições de todas as Unidades da Federação, a Onfil teve uma etapa regional, aplicada simultaneamente em todas as unidades da Federação. Na ocasião, os estudantes tiveram de elaborar ensaios filosóficos escritos em língua portuguesa, mesmo desafio que os alunos selecionados para a etapa final terão de cumprir. Na final nacional, estão reunidos os 10 melhores colocados de cada uma das cinco regiões do Brasil.
Relevância
Com a criação da Onfil, em março de 2024, a Seletiva Nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO) – outra importante competição da área – passou a ser reservada a até 20 estudantes de cada uma das cinco regiões brasileiras, de acordo com sua ordem de colocação na etapa regional da Onfil.
Segundo a diretora geral da Onfil, a professora Mitieli Seixas, o Brasil não contava com uma olimpíada nacional de Filosofia que possuísse um caráter competitivo e a prova fosse aplicada em língua portuguesa, diferencial que contribui para uma ampla divulgação e popularização da disciplica.
Um dos objetivos da Olímpiada é estimula, através de um concurso saudável destinado a estudantes da educação básica, a reflexão filosófica e competências ligadas à leitura e à escrita de textos argumentativos e também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ao promover encontros e trocas significativas entre seus participantes.
A Onfil tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site aqui.
*com informações da assessoria de comunicação da Onfilbr