
Foto: Reprodução/ Secom
As caixas com os uniformes escolares da rede estadual finalmente chegaram em Santa Maria após quase três meses da previsão – 10 de fevereiro. Algumas instituições já teriam recebido as peças, como a Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes e Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Celina de Moraes, e a equipe diretiva está fazendo a contagem e a separação, explica o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luis Viera Eggres. A distribuição nas escolas segue durante esta e a primeira semana de maio.
Não foi informado o cronograma de entrega em Santa Maria e nos outros municípios de cobertura da 8ª CRE. Ainda conforme o coordenador, o processo de conferência é primordial. Após essa etapa, haverá a distribuição para pais e alunos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No momento, as escolas receberão as peças de verão, que incluem uma bermuda e três camisetas de manga curta. Eggres explica como funcionam os trabalhos:
– O primeiro momento é conferência. Separar todos os uniformes direitinho, separar as peças pelos tamanhos. Para, depois de uns dois ou três dias, fazermos um ato de entrega. Os uniformes já estão chegando, sim. Esta semana e nos próximos dias, se Deus quiser, repassaremos para quase todas as escolas.
Expectativa
As empresas responsáveis pela confecção teriam gerado o atraso na entrega. O logística também teria afetado a região, pois a 8ª CRE seria o último polo a receber os itens, explicou Eggres em 17 de abril, em entrevista para a Rádio CDN (93,5 FM).
Ainda não tem data para entrega das peças de inverno.
Entrega
- Região da 8ª CRE – 28 mil kits, para 28,5 mil alunos matriculados em 92 escolas
- Santa Maria – 16 mil estudantes, de 37 escolas, que irão receber.
*Os dados acima não levam em consideração a totalidade da rede, pois escolas Tiradentes e as outras que só certificam o ensino, como no caso das prisionais, não estão incluídas na entrega
Leia mais:
- Trânsito na estrada de Pains é liberado após mais de um mês de obras
- Corpo de pescador que havia desaparecido é encontrado após três dias de buscas em Nova Palma
- Duas pessoas são mortas a tiros em Cacequi durante confronto entre grupos criminosos
Retirada do uniforme
Quando os uniformes estiverem disponíveis, cada escola irá comunicar a sua comunidade. Conforme Secretaria de Educação (Seduc), as peças serão retiradas diretamente na escola. Os alunos do Ensino Médio podem pegar as peças. Já os estudantes do Ensino Fundamental precisam que os responsáveis façam a retirada. Em ambas as situações, é necessária a confirmação do recebimento dos trajes na plataforma digital da Seduc.
Eventuais inconsistências nos pedidos devem ser encaminhadas diretamente à Coordenadoria Regional de Educação de cada localidade para ajustes e soluções pontuais.
Composição dos kits
Todas as peças seguem um padrão de cores – verde, azul e branca – e trazem o símbolo do Rio Grande do Sul com a inscrição “Educação Rede Estadual”.
Kit 1
- Destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, contém dez peças – três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, uma jaqueta, um moletom, duas calças e uma bermuda.
Kit 2
- Destinado à Educação Profissional Concomitante ou Subsequente e ao EJA, contém sete peças, não contemplando apenas as calças e a bermuda.
A iniciativa prevê um investimento de cerca de R$ 209 milhões para confeccionar e distribuir mais de 7 milhões de peças.
E as peças de inverno?
Em última entrevista, Eggres também falou que não há data prevista para a entrega de uniformes de inverno às escolas de Santa Maria. E na conversa desta segunda-feira (28), a questão não foi atualizada por ele.