
Foto: Beto Albert (Diário)
Uma das frases mais ditas no sábado foi 'Feliz Dia da Mulher'. Nesta segunda-fera (10), dois dias depois, 1,7 mil delas celebram a conquista de de ingressar no ensino superior, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ao mesmo tempo que estão por toda a parte, o mês alusivo à mulher lembra a necessidade de ainda se avançar em direitos e respeito. A instituição inicia o semestre recebendo, ao todo, 26 mil estudantes. A recepção institucional conta com palestrantes egressos e atividades, durante a semana, em frente ao Restaurante Universitário, no Planetário e no Viva ao Campus. Ainda tem a Calourada, na Gare da Estação Férrea, com diversas atrações.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
São um pouco mais de 3 mil recém chegados. Desses, 1.744 mulheres ingressam nas graduações da UFSM. E esse número é ainda maior, pois não inclui quem está aguardando a habilitação. O elo entre as recém-chegadas e as que estão no outro extremo, exercendo cargos de chefias e participando de conselhos universitários, pode estar no aperfeiçoamento. É o que avalia a diretora da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), Neila Baldi.
Nos últimos 10 anos, de 2014 a 2024, mais de 17 mil mulheres se formaram pela instituição. E para que elas avancem como servidoras, alcançando cargos de de liderança e gestão, Neila acredita que é necessário algumas mudanças que afetariam, inclusive, calouras. Entre as propostas estão: tratar disciplinas sobre questões de gênero como obrigatórias em cursos de graduação, para que o diagnóstico de assédio, por exemplo, seja mais efetivos; e o acompanhamento, por parte da Sedufsm, de denúncias de assédio feitas por mulheres à ouvidoria.

– Para as mulheres, as jornadas são duplas, triplas. E o nosso sistema para avaliação da produtividade por meio de lógicas que viabilizam muito mais um determinado tipo de trabalho beneficiando homens e não mulheres. E não levam em consideração a jornada feminina, principalmente, quanto ao cuidado. Ouço inúmeros relatos sobre mulheres adoecidas e esgotadas mentalmente. Para isso mudar, é preciso considerar essas triplas jornadas – inquieta-se Neila.
Hoje, o corpo docente da UFSM é 45,7% feminino, mas apenas 26% dos cursos da universidade são coordenados por mulheres. Se tratando dos cargos de direção de Centros, 35% são ocupados por elas, destaca Neila.
Leia mais:
- Com três noites temáticas e dia exclusivo para estudantes, confira a programação da Calourada 2025
- DJs que irão tocar na Calourada começam a ser divulgados; saiba como votar nas atrações
- Prefeitura de Santa Maria instala grades de proteção no viaduto da Gare
Recepção institucional
No início de cada semestre, há uma programação destinada aos que estão chegando e retornando aos campi da instituição. Em Santa Maria, a recepção institucional será a partir das 10h desta segunda (10), no Centro de Convenções. A programação tem como destaque o bate-papo com três egressos: o diretor executivo da M&T Capital Partners e sócio da Fidem Bank, o contador Paulo Monteiro; a vice-prefeita de Santa Maria, a professora Lúcia Madruga; e o jornalista e cineasta Marcelo Canellas.
A programação da semana conta atividades gerais em frente ao Restaurante Universitário, no Planetário e no Viva ao Campus. A programação completa está disponível na página do evento.
Egressos convidados para a recepção
Paulo Monteiro – Egresso de Ciências Contábeis
Diretor executivo (CEO) e cofundador da M & T Capital Partners Ltda e sócio do Fidem Bank, Paulo Monteiro é egresso de Ciências Contábeis da UFSM. A empresa tem 25 anos e é especializada em investimentos financeiros para negócios com alto potencial. Já o Fidem Bank completou cinco anos em setembro de 2024, e dois meses depois recebeu autorização para operar com seu próprio código bancário. Com o código de compensação bancária 678, o Fidem Bank integra o Sistema de Pagamentos Brasileiro e o grupo de instituições financeiras com código próprio.
Lúcia Madruga – Egressa de Administração
Ex-pró-Reitora Adjunta de Planejamento da UFSM e ex-secretária Municipal de Educação, a vice-prefeita de Santa Maria, Lúcia Madruga, é egressa do curso de Administração pela UFSM e da Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Franciscana (UFN). Lúcia tem experiência na gestão pública universitária e municipal e atua na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas, gestão pública, agronegócios e sustentabilidade. Atualmente, é servidora aposentada da UFSM.
Marcelo Canellas – Egresso de Comunicação Social – Jornalismo
Com atuação de 33 anos como repórter especial de diversos programas da Rede Globo, Marcelo Canellas é egresso do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSM. Como documentarista, dirigiu a série Boate Kiss, a tragédia de Santa Maria, veiculada no Globoplay, considerada a melhor estreia de um documentário desde que a plataforma começou a publicar o gênero em 2019. Figura no ranking do portal Jornalistas & Cia como um dos 10 repórteres mais premiados de todos os tempos. Único brasileiro a receber o Prêmio Boerma, concedido pela FAO/ONU a jornalistas que se destacam na cobertura sobre o combate à fome no mundo. Ao todo, foram mais de 50 prêmios, medalhas e distinções em razão de suas reportagens.
Calourada de Verão
De segunda (10) a quarta-feira (12), na Gare da Estação Férrea, centro de Santa Maria, será realizada a Calourada de Verão 2025. Será das 19h à meia-noite, com a abertura dos portões às 18h. Organizada pela Prefeitura de Santa Maria com apoio da UFSM, do DCE e de outras entidades, a Calourada terá apresentações de DJ e shows de artistas e bandas de diferentes estilos.
Durante os dias de Calourada, pulseiras de acesso preferencial serão distribuídas em frente ao Restaurante Universitário 1 e 2, no campus sede. Os estudantes da UFSM deverão apresentar a pulseira e o documento de identidade para ingressar pela fila preferencial.
Informações sobre a entrada na Calourada 2025/1
- A participação no evento será permitida apenas para pessoas com idade superior a 16 anos;
- Cinco filas de entrada, sendo três filas exclusivas para calouros e veteranos devidamente identificados com pulseiras, camisetas do curso e/ou da universidade; e duas destinadas ao público geral, sem identificação acadêmica;
- Apenas maiores de 18 anos poderão entrar no evento com bebidas alcoólicas;
- As bebidas deverão estar acondicionadas em isopor, cooler ou recipientes similares;
- A venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de idade são expressamente proibidos;
- Não serão permitidas garrafas de vidro, guarda-chuvas, itens ilícitos, armas e qualquer objeto sólido ou cortante que possa representar risco
Apresentações
Segunda-feira (10) – Funk + Hip Hop + Anos 2000
- Baile Da Brum (Florianópolis)
- Vintage Dance Studio
- DJs entre atrações
Terça-feira (11) – Pagode + Sertanejo
- Arturzinho
- Pagode da Jubila
- Vinicius Rubin
- Lara e Bianca
- Pagode das Pretas
- Anelise Varela
Quarta-feira (12) – Axé + Samba + Pagode e Brasilidades
- Trivelaxé + Convidados
Calourada
- Horários – 19h à meia-noite, com a abertura dos portões às 18h;
- Até meia-noite – música e copa;
- Estrutura – Praça de alimentação (lanches e bebidas), segurança reforçada, banheiros químicos e serviços de saúde;
- Entrada gratuita