Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)
Menos de um mês para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos entram em reta final de estudos. Revisões, intensivos e, na maioria das vezes, a ansiedade fazem parte deste período. Professores e pessoas que já passaram pela prova dão importantes dicas neste momento. Confira a seguir, algumas orientações para quem fará a prova no dia 5 e 12 de novembro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O que deve ser feito
- Com o pouco tempo pela frente, a proposta é a revisão por meio de exercícios
- A resolução de provas antigas ajuda a identificar pontos fracos para intensificar a revisão
- Durante revisão, a proposta é assimilar a estrutura das provas e o tempo exigido
- É aconselhável refazer, pelo menos, as provas dos últimos 3 anos.
- Treinar o preenchimento do cartão-resposta para não haver erros
- Ler notícias de veículos diferentes dos últimos 18 meses
- Fazer pelo menos duas redações por semana e passar para professor corrigir. O Enem exige o gênero dissertativo-argumentativo
- Reler as redações já feitas e, também, trocar os textos entre os colegas
- Por último e não menos importante, equilibrar estudo e descanso
Redação
A nota da redação é mil pontos, o que exige articulação de ideias e conhecimento dos temas atuais na estrutura do gênero dissertativo-argumentativo. No texto, os candidatos devem defender um ponto de vista – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão.
Além disso, precisam elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
Confira os temas de redação em todas as suas edições
- 2009 – O indivíduo frente à ética nacional (Enem regular)
- 2010 – O trabalho na construção da dignidade humana (Enem regular) e Ajuda humanitária (Enem PPL e reaplicação)
- 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (Enem regular) e Cultura e mudança social (Enem PPL e reaplicação)
- 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (Enem regular) e O grupo fortalece o indivíduo? (Enem PPL e reaplicação)
- 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (Enem regular) e Cooperativismo como alternativa social (Enem PPL e reaplicação)
- 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil (Enem regular), O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa? (Enem PPL e reaplicação), Alternativas para a escassez de água no Brasil” (Terceira aplicação)
- 2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (Enem regular) e O histórico desafio de se valorizar o professor (Enem PPL e reaplicação)
- 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (Enem regular primeira aplicação), Caminhos para combater o racismo no Brasil (Enem regular segunda aplicação) e Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil (Enem PPL e reaplicação)
- 2017 –Desafios para formação educacional de surdos no Brasil (Enem regular) e Consequências da busca padrões de beleza idealizados (Enem PPL e reaplicação)
- 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (Enem regular) e Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (Enem PPL e reaplicação)
- 2019 –Democratização do acesso ao cinema no Brasil (Enem regular) e Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (Enem PPL e reaplicação)
- 2020 – O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)
- 2021 – Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (Enem regular) e Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil (Enem PPL e reaplicação)
- 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil (Enem regular) e Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil (Enem PPL e reaplicação)
*Enem PPL – Adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade
* Reaplicação – Estudantes que foram prejudicados por questões logísticas no dia do Enem regular
Provas antigas e gabaritos
No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estão disponíveis as provas e os gabaritos da aplicação regular, da digital, e também as versões da prova em libras e para pessoas privadas de liberdade.
Enem 2023
- Quando – dias 5 e 12 de novembro
- Abertura dos portões – às 12h e o fechamento às 13h
- Início da prova – às 13h30 nos dois dias de prova
- Término – no dia 5, às 19h. Já no dia 12, às 18h30min.
*A prova segue o horário de Brasília
*Com informações da Agência Brasil