Com o início das aulas, escolas estaduais começam a receber os uniformes de verão

Com o início das aulas, escolas estaduais começam a receber os uniformes de verão

Fotos: Rodrigo Ziebell/GVG

Os kits dos uniformes são compostos por peças para todas as estações do ano.

No mesmo dia em que os alunos de escolas estaduais iniciam as aulas, na segunda-feira (10), é o momento em que as unidades começam a receber os kits dos uniformes escolares para os estudantes. São mais de 7 milhões de peças, que serão entregues em sua totalidade nas 2,3 mil instituições de ensino até o final de março. As primeiras peças serão de verão. A retirada dos uniformes ocorrerá diretamente na escola


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Os procedimentos de entrega serão divididos em três etapas. Inicialmente, a partir deste mês de fevereiro, serão enviadas para as escolas 40% das peças previstas, seguido por dois lotes de 30%, completando os kits dos uniformes. Para organizar a logística das entregas, a Secretaria da Educação (Seduc) preparou um manual de orientações aos gestores de escola, com instruções sobre a confirmação de recebimento das peças, gestão de estoque, além do armazenamento das peças e regras de confirmação do recebimento por parte dos estudantes e responsáveis.


Primeiras peças 

A primeira remessa será com as peças de verão, com duas camisetas brancas de manga curta, uma camiseta verde de manga curta e uma bermuda. A única exceção é para os estudantes contemplados com o kit 2, destinado à Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional Concomitante ou Subsequente, que não receberão a bermuda.

Os uniformes chegarão às escolas em caixas lacradas, sendo responsabilidade da gestão escolar realizar a inspeção do material. 


Retirada do uniforme 

Para pegar o uniforme é necessário ir diretamente na escola. Os alunos do Ensino Médio podem pegar as peças. Já os estudantes do Ensino Fundamental precisam que os responsáveis façam a retirada. Em ambas as situações, é necessária a confirmação do recebimento dos trajes na plataforma digital da Seduc, que já está disponível desde sexta-feira (7).

Eventuais inconsistências nos pedidos devem ser encaminhadas diretamente com a Coordenadoria Regional de Educação da cada localidade para ajustes e soluções pontuais. Os estudantes que ainda não escolheram o tamanho do seu uniforme deverão contatar a escola no início do ano letivo de 2025, a partir de 10 de fevereiro.


Leia mais:


Composição dos kits

Todas as peças seguem um padrão de cores – verde, azul e branca – e trazem o símbolo do Rio Grande do Sul com a inscrição “Educação Rede Estadual”.

Kit 1

  • Destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, contém dez peças –  três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, uma jaqueta, um moletom, duas calças e uma bermuda.

Kit 2

  • Destinado à Educação Profissional Concomitante ou Subsequente e ao EJA, contém sete peças, não contemplando apenas as calças e a bermuda.


A iniciativa prevê um investimento de cerca de R$ 208 milhões do governo do Estado. 


*Com informações da Ascom Seduc

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Orquestra Sinfônica abre seleção para novos membros, compositores e programação artística Anterior

Orquestra Sinfônica abre seleção para novos membros, compositores e programação artística

Governo publica portaria com orientações sobre uso de celulares nas escolas da rede estadual Próximo

Governo publica portaria com orientações sobre uso de celulares nas escolas da rede estadual

Educação