
Fotos: Rodrigo Ziebell/GVG
Os kits dos uniformes são compostos por peças para todas as estações do ano.
No mesmo dia em que os alunos de escolas estaduais iniciam as aulas, na segunda-feira (10), é o momento em que as unidades começam a receber os kits dos uniformes escolares para os estudantes. São mais de 7 milhões de peças, que serão entregues em sua totalidade nas 2,3 mil instituições de ensino até o final de março. As primeiras peças serão de verão. A retirada dos uniformes ocorrerá diretamente na escola.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os procedimentos de entrega serão divididos em três etapas. Inicialmente, a partir deste mês de fevereiro, serão enviadas para as escolas 40% das peças previstas, seguido por dois lotes de 30%, completando os kits dos uniformes. Para organizar a logística das entregas, a Secretaria da Educação (Seduc) preparou um manual de orientações aos gestores de escola, com instruções sobre a confirmação de recebimento das peças, gestão de estoque, além do armazenamento das peças e regras de confirmação do recebimento por parte dos estudantes e responsáveis.
Primeiras peças
A primeira remessa será com as peças de verão, com duas camisetas brancas de manga curta, uma camiseta verde de manga curta e uma bermuda. A única exceção é para os estudantes contemplados com o kit 2, destinado à Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional Concomitante ou Subsequente, que não receberão a bermuda.
Os uniformes chegarão às escolas em caixas lacradas, sendo responsabilidade da gestão escolar realizar a inspeção do material.
Retirada do uniforme
Para pegar o uniforme é necessário ir diretamente na escola. Os alunos do Ensino Médio podem pegar as peças. Já os estudantes do Ensino Fundamental precisam que os responsáveis façam a retirada. Em ambas as situações, é necessária a confirmação do recebimento dos trajes na plataforma digital da Seduc, que já está disponível desde sexta-feira (7).
Eventuais inconsistências nos pedidos devem ser encaminhadas diretamente com a Coordenadoria Regional de Educação da cada localidade para ajustes e soluções pontuais. Os estudantes que ainda não escolheram o tamanho do seu uniforme deverão contatar a escola no início do ano letivo de 2025, a partir de 10 de fevereiro.
Leia mais:
- Governo publica portaria com orientações sobre uso de celulares nas escolas da rede estadual
- Indefinições no controle do celular em sala de aula: redes de ensino, escolas e professores ainda não traçaram estratégias
- Masm segue com quatro exposições no decorrer de fevereiro; confira a programação
Composição dos kits
Todas as peças seguem um padrão de cores – verde, azul e branca – e trazem o símbolo do Rio Grande do Sul com a inscrição “Educação Rede Estadual”.
Kit 1
- Destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, contém dez peças – três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, uma jaqueta, um moletom, duas calças e uma bermuda.
Kit 2
- Destinado à Educação Profissional Concomitante ou Subsequente e ao EJA, contém sete peças, não contemplando apenas as calças e a bermuda.
A iniciativa prevê um investimento de cerca de R$ 208 milhões do governo do Estado.
*Com informações da Ascom Seduc