Desde o início de outubro, a comunidade da Escola Municipal Ensino Fundamental Professor Sergio Lopes, no Bairro Patronato, está preocupada com alunos e professores que tiveram sintomas relacionados a Covid-19, principalmente, a falta de ar. Na última semana, a situação se intensificou e um aluno e três professoras, duas delas grávidas, fizeram o teste e os casos foram confirmados. Eles estão afastados e uma turma de 13 alunos não teve aula nesta segunda-feira (4).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Conforme a vice-diretora da escola, Ana Paula Quevedo, a situação estaria afetando toda a escola, mas principalmente cerca de 60 crianças diretamente, matriculadas nos maternais, berçários e no 2⁰ ano do fundamental. Os 13 alunos que estão em casa nesta segunda são do maternal II B e têm idade próxima aos 3 anos. São da turma de uma das professoras que se ausentaram na última quinta-feira (31) devido aos sintomas. Com isso, a escola não conseguiu manter a aula devido ao número de profissionais em atestado. Enquanto isso, a sala passou por limpeza.
Enquanto não é conhecida a orientação da Secretaria de Educação sobre a situação, a vice-diretora indica que os pais não levem seus filhos para a escola se houver sintomas.
– Semana passada, quando tivemos o primeiro caso confirmado, começamos a orientar as famílias para ficarem observando, buscar atendimento médico se fosse necessário e evitar que as crianças viessem para a aula. Na última quinta-feira, outra professora positivou e, em seguida, a diretora passou mal e também confirmado o Covid. Estamos orientando que as famílias fiquem atentas e façam o teste – explica Ana Paula.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Santa Maria e solicitou mais informações. Até a publicação dessa matéria, não houve retorno.
Leia mais
- "Se você não está preparado, a tendência é que seja um segundo afogado", alerta comandante sobre cuidados em situação de afogamento
- Gata viaja de Santa Maria até Porto Alegre escondida em motor de carro
- Carrefour colocou todos os supermercados Nacional à venda