
Foto: Caroline Cechin (UFN/Divulgação)
Na segunda-feira (24), reitores e diretores de sete Instituições do município se reuniram através do Fórum de Educação Superior de Santa Maria. O encontro aconteceu na Universidade Franciscana (UFN) e foi conduzido pela reitora da instituição, Iraní Rupolo. Este é o primeiro encontro do grupo após a pandemia.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Criado em 2018, o Fórum de Educação Superior tem como objetivo tratar de ações conjuntas, visando à cooperação entre as instituições para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão, com foco na discussão e na promoção do desenvolvimento regional.
— Realizar a reunião do Fórum de Educação Superior significa aproximar instituições que têm por objetivos a formação humana e profissional. Nessa direção, a retomada das reuniões, além de unir esforços, deverá ser um importante espaço para pensar e colaborar com o desenvolvimento de Santa Maria — enfatia Iraní.
Com o interesse em discutir e promover ações que visam a cooperação entre instituições e o Ensino Superior, o encontro visou abordar estratégias para o desenvolvimento social de Santa Maria.
— Esse Fórum sempre foi importante para abordarmos os diversos assuntos que interferem nas instituições. Nós temos que pensar em atrativos para trazerem estudantes para a cidade — ressalta o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch.
No encontro, os dirigentes discutiram sobre a recepção dos estudantes em Santa Maria, o calendário das instituições e a expansão do Instituto Federal Farroupilha. A opinião de todos foi unânime em destacar a importância de apresentar a cidade aos jovens e suas famílias. O professor Mauro Cervi, diretor da Ulbra SM, destacou a importância da união de esforços entre o grupo para a construção de eventos em conjunto.
A proposta é que o Fórum se reúna mensalmente para discutir pautas voltadas ao ensino superior.
Estiveram presentes: Iraní Rupolo, reitora da Universidade Franciscana (UFN); Luciano Schuch e Marta Adaime, Reitor e Vice-Reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Nídia Heringer, reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar); Eduardo de Assis Brasil Rocha, diretor da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma); Mauro Cervi, diretor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Nara Suzana Stain, diretora da Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria (UNISM), Camila Saccol, direção da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), além das professoras Fabiana Monteiro, da Fisma e Claudete Fogliato, da Unism.
*Com informações da UFN.