
Foto: Agência de Notícias da UFSM (Divulgação)
A primeira edição da Next – Feira de Oportunidades recebeu mais de 1,5 mil visitantes ao longo de toda a “Área de Conexões” no prédio 9F da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No espaço, 17 empresas de relevância estadual, nacional e internacional expuseram produtos, áreas de atuação e oportunidades para os estudantes do Centro de Tecnologia (CT). O evento ocorreu na última quinta-feira (22).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No início da tarde, durante o momento da abertura, foi anunciada a criação de uma plataforma de oportunidades para estudantes do CT, o Talent Hub, que funcionará como um “mini LinkedIn da unidade de ensino”. Nela, os alunos poderão criar um perfil com seu currículo e suas qualificações, enquanto as empresas anunciarão as oportunidades de emprego ou estágio e as habilidades requeridas para cada vaga.
O cadastro das empresas na plataforma inicia na próxima semana, enquanto o dos alunos começará a partir do próximo mês. As empresas que participaram da Next – Feira de Oportunidades terão acesso pelo período de um ano.
A Next foi idealizada CT junto do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (InovaTec). O objetivo é ser uma ponte entre o universo acadêmico e o setor produtivo, conforme explica a secretária administrativa da unidade de ensino e uma das responsáveis por organizar o evento, Tatiana Stradiotto:
– A universidade promove eventos para a captação e permanência dos alunos, mas não havia um evento para prepará-los no momento de saída da universidade. Essa também era uma demanda das empresas, que desejam divulgar suas oportunidades.
Conexões e reconexões com a UFSM
Das 17 empresas, pelo menos duas tinham em seus estandes representantes que vieram de Santa Maria. O Átrio do Prédio 9F estava cheio de dispositivos tecnológicos. No entanto, um dos estandes mais procurados consistia basicamente em duas pessoas e dois notebooks. Era a área de exposição da Google, que foi representada pela gerente de Atração e Desenvolvimento de Talentos no Canadá e América Latina, Bruna Seibert, e o engenheiro de software, Eduardo Kapp, naturais de Santa Maria.
Quando se fala em Google, geralmente a primeira coisa que vem à mente são os serviços de busca oferecidos pela empresa. No entanto, sua área de atuação é diversa, com espaço para os mais diversos profissionais da área da tecnologia.
Engenheiro de software há um ano e três meses no Google, ele participou de grupos de pesquisa na área de telecomunicação durante a graduação. Com o objetivo de aplicar no mercado de trabalho o conhecimento adquirido na pesquisa acadêmica, ele passou a atuar no setor de Ciência de Dados.
– É uma trajetória pouco comum, consequência de ter desbravado as oportunidades que apareciam. Se me dissessem no primeiro semestre do curso que eu passaria por tudo isso, eu não acreditaria – conta o egresso de Engenharia Elétrica da UFSM.
Antes da sua atuação no setor de RH da Google, onde trabalha há três anos e meio, Bruna se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo.
Sucesso de público garante a realização de novas edições
Além dos 1,1 mil estudantes que se inscreveram antecipadamente para a programação da tarde do Next, há os que fizeram sua inscrição na entrada do evento. Com a soma dos dois grupos, a organização estima que a feira teve mais de 1,5 mil visitantes. Tatiana Stradiotto, uma das organizadoras da Next, relata que, por ser a primeira edição, a Feira de Oportunidades não tem uma periodicidade definida. Mas, pela boa resposta do público, deve ocorrer anualmente.
Leia mais:
- Menos tela e mais atenção: após três meses, escolas de Santa Maria falam sobre restrição do uso de celulares
- Seduc abre inscrições para contratos temporários na rede estadual de ensino
- Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame