
Foto: Anselmo Cunha (Diário/Arquivo)
A ausência de estagiários e professores na rede municipal de ensino tem gerado preocupação entre os profissionais da educação e os pais dos alunos. Enquanto Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) alerta para um déficit de 232 estagiários, 194 professores e impacto direto no atendimento aos alunos, a prefeitura garante que a falta de profissionais não prejudica as atividades nas escolas. Atualmente, segundo o executivo, a cidade conta com 2.139 professores e 726 estagiários em atividade até o dia 15 de março. Representantes do sindicato e do Executivo concederam entrevista ao vivo nesta quinta-feira (27) ao programa Bom Dia, Cidade! da Rádio CDN (93,5 FM).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sobrecarga de professores e falta de estagiários

Segundo um levantamento parcial do Sinprosm com 72 das 86 escolas da rede municipal, estariam faltando 232 estagiários de educação infantil e 194 professores, além da ausência de monitores para a educação especial. A coordenadora de Educação Infantil do sindicato, Deise da Silva, afirmou que a situação tem prejudicado o atendimento aos alunos.
– Nós sabemos de casos de escolas de educação infantil que não não estão conseguindo atender as crianças na sua integralidade pela falta desse apoio de estagiários. Inclusive escolas que não possuem sequer um estagiário para auxiliar os professores. Então, é bastante preocupante, são professoras e professores tentando dar conta de todo o trabalho – afirma.
Deise disse ainda que, em contato com as direções das escolas, foi repassado a falta de 194 professores.
– Em contato com as direções de escola, diretamente com as direções, onde elas nos passaram, havia falta de 54 regentes que são professores de referência da turma e 140 professores. Então esse número daria os 194 professores. Nós sabemos que a prefeitura acabou nomeando 18 professores e esta semana mais alguns, mas ainda assim, a falta é muito grande – relata.
A preocupação maior do sindicato é com a saúde mental com a sobrecarga dos educadores.
– Os professores estão sobrecarregados na escola. A saúde mental dos professores fica comprometida, porque todo tempo que eles teriam para o planejamento, eles não têm. Então, acabam ficando em sala de aula, tendo que levar esse trabalho para casa e impacta diretamente o tempo de descanso deles e com certeza para os estudantes também.
Secretaria reconhece problema, mas nega impacto no atendimento aos estudantes

Por outro lado, a coordenadora de educação infantil do município garante que a situação está sob controle, mas reconheceu o problema. Em entrevista, Nicole Veleda afirmou que a ausência de estagiários é uma preocupação de toda a rede escolar.
– Todas as turmas têm uma professora de referência. A questão dos monitores e estagiários é uma preocupação de toda a rede, mas não inviabiliza o atendimento às crianças.
A coordenadora da Secretaria de Educação enfatizou que a prefeitura tem um banco de estagiários disponível e que qualquer pessoa maior de 18 anos, com vínculo em instituição de Ensino Superior nos cursos de licenciatura ou Ensino Médio pode se candidatar. Em relação a baixa procura pelas vagas de estágio, a prefeitura, segundo ela, está ciente da situação e estuda possibilidades.
Reunião com pais e próximas medidas
Reunião realizada na quarta-feira (26) entre a Secretaria de Educação e os pais dos alunos da Emei Monte Belo, uma das instituições onde há relatos de falta de profissionais, trouxe reivindidações e alternativas de solução.
– Foram feitos encaminhamentos de acolhimento à professora, à diretora da escola e ao quadro de professores. Isso será agendado conforme a disponibilidade da comunidade e da equipe da escola – disse a representante da prefeitura.
O sindicato, por sua vez, afirma que continuará cobrando medidas.
– Nós tivemos reuniões esse ano com a prefeitura e com a secretaria de educação, continuamos cobrando para que seja resolvido e que tenha uma solução desse problema. Já faz muitos anos que isso acontece todo ano a mesma coisa e nós continuamos cobrando, estamos junto com os professores.
O que diz a prefeitura
Sobre os dados apresentados pelo sindicato dos professores, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, enviou uma nota informando números diferentes em relação a falta de professores, no entanto, informou não conseguir mensurar quantos estagiários estariam faltando em toda a rede pois as contratações são feitas diretamente com a escola e repassadas posteriormente. Afirmou ainda que irá contratar quantos estagiários forem necessários para suprir a demanda, mas, para isso, seria necessário que os interessados preenchessem um formulário online ou diretamente em uma das 86 escolas da rede municipal. Este processo fica aberto o ano todo. Confira a nota na íntegra:
"A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, informa que, até às 10h desta quinta-feira (27), o quadro de professores da Rede Municipal de Ensino (RME) necessitava de 33 servidores para suprir a regência de classe. Reforçamos que os editais estão ativos, no aguardo da apresentação e posse dos professores convocados pelo Executivo Municipal. Esses professores têm um prazo, conforme cada edital, para apresentação e/ou desistência da vaga. Sobre os estagiários, os números são imprecisos nos registros da pasta municipal, pois as equipes diretivas podem fazer a contratação diretamente nas escolas e depois informam à Secretaria de Educação sobre a ocupação das vagas. O que a pasta de Educação reforça é que todas as vagas liberadas passam por baixa procura por parte dos estudantes de Ensino Médio e dos cursos de licenciatura do Ensino Superior. Para toda a Rede Municipal de Ensino (RME), a Secretaria de Educação contratará quantos estagiários e/ou monitores forem necessários. Contudo, para tal, é necessário que os candidatos às vagas preencham o formulário online do Banco de Estagiários, disponível no site da Prefeitura (https://www.santamaria.rs.gov.br/banco-estagiarios-educacao). O formulário fica aberto o ano todo. Os candidatos também podem ir diretamente em uma das 86 escolas da Rede Municipal para se inscrever nas vagas de estágio e/ou monitoria. Este processo também fica aberto o ano todo. Interessados no estágio e/ou monitoria remunerados na RME devem ficar atentos aos critérios: ter 18 anos ou mais; ser estudante do Ensino Médio ou do Ensino Superior. No caso de alunos do Ensino Superior, podem se candidatar ao estágio e/ou monitoria graduandos inscritos em cursos de licenciatura. Conforme a folha de pagamento da Secretaria de Educação, até o final de fevereiro, a pasta registra 2.139 professores. Novas contratações de professores ocorreram no mês de março, mas ainda não foram incluídas na folha de pagamento. Dos estagiários, até 15 de março, a pasta municipal registra 726 em atividade."
LEIA MAIS
- Advogado de pai que matou filho em São Gabriel diz que cliente foi espancado
- VÍDEO: "O Théo estava ansioso para visitar o pai. Queria deixar ele feliz. Nunca imaginei isso", diz mãe de menino morto pelo próprio pai em São Gabriel
- Sistema de baixa pressão traz chuva para Santa Maria nesta quinta e sexta-feira; sol retorna no fim de semana