
Grupo fez suas dinâmicas no largo do Planetário.
Para a surpresa da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria, o retorno ao campus sede, em Camobi, e nos demais campi foi de clima agradável para os 26 mil estudantes - entre eles, são 3 mil calouros. Depois das altas temperaturas da semana passada, a segunda-feira (10) iniciou com máxima de 19ºC, o que facilitou as dinâmicas tradicionais da época, como pintar os calouros e circular pelo campus para conhecer os diferentes pontos e prédios.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Quem passou pelo arco de entrada da instituição no horário de chegada das primeiras turmas, por volta das 7h, pôde ver aqueles de casacos, meia-estação e outros com trajes mais leves, esperando o calor da tarde. O movimento se espalhou por todo o campus e diferentes grupos de veteranos e calouros foram se formando. O ponto de encontro da turma de Fonoaudiologia foi a frente a Biblioteca Central. A partir dali, o cronograma era extenso e a última parada seria a Calourada, na Gare da Estação Férrea, comenta a veterana Bibiana Carpes, 19 anos:

– A ideia é apresentar o campus para eles. Mostrar os prédios que eles terão aulas. Já neste primeiro semestre, serão três prédios diferentes. E para que eles conheçam os principais pontos da universidade. Planejamos uma conversa com a atlética (grupo que organiza atividades esportivas) do curso e coordenação. Depois, vamos plantar uma árvore, simbolizando a chegada, com os pedidos e as expectativas deles. À tarde, o trote sujo, onde a gente vai pintar eles com tinta, assim como fizeram com a gente. A nossa expectativa é acolhê-los tão bem como a UFSM nos acolheu o ano passado.
Os pontos de encontro são muitos. Além da biblioteca, os alunos se reúnem no largo do Planetário e no bosque. Atividades de integração entre os recém chegados são habituais.
No restaurante universitário
Tradicionalmente parte da programação de boas vindas, o Restaurante Universitário I é ponto que circula grande fluxo de pessoas, principalmente nas refeições. Por isso, torna-se central para atividades como a recepção.

Nesta segunda (10), um palco para show estava montado e uma feira de brechós marcava presença. Dois coletivos trazem diversas peças para a comercialização até quinta (13), das 9h às 14h. É neste cenário que o calouro de Terapia Ocupacional Matias Demartini, 19 anos, visitava pela primeira vez o restaurante. Foi no hall de entrada que ele e sua turma de 40 colegas, maioria mulher, foram recepcionados.

– Cheguei na cidade sexta. Estou me adaptando ainda, mas acredito que Camobi é um bairro tranquilo, então vai ser uma boa estada. Sou de Sananduva, quase fronteira com Santa Catarina. Estou com altas expectativas sobre o curso – descreve Demartini.
A semana contará com atividades gerais em frente ao Restaurante Universitário, no Planetário e no Viva ao Campus. A programação completa está disponível na página do evento.
Recepção institucional

As atrações esperavam o público já na entrada do Centro de Convenções. O local foi palco para a programação de boas-vindas da instituição, com as falas da reitoria e de palestrantes convidados. Sobre o retorno às aulas, o reitor Luciano Schuch comentou no programa Bom, Dia Cidade, da rádio Central Diário de Notícias (CDN), 93.5 FM:
– A gente já vem voltando à normalidade. O Restaurante Universitário a pleno funcionamento, com várias atividades culturais a semana toda. Vemos que é um dia sempre de festa. Estamos aqui de braços abertos recebendo toda nossa comunidade, principalmente nossos calouros.
Orçamento
Conforme Schuch, o orçamento das instituições federais de ensino para 2025 ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional. Essa análise deve ocorrer na primeira quinzena de março. Até o momento, o valor liberado deve atender as demandas de funcionamento da UFSM, acredita o reitor:
– A gente acredita que até o mês de abril vai estar normalizado essa questão orçamentária a nível nacional e, consequentemente, na nossa universidade. E em reunião da Andifes, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, tivemos a promessa de que o orçamento das instituições deve se manter o mesmo, ainda que haja cortes na educação. Logo, teremos pelo menos o mínimo.
Números da UFSM em todos os campi*
- Retornam às aulas – 26 mil
- Calouros – Mais de 3 mil
Leia mais:
- Com variação térmica de 19°C, temperaturas caem em Santa Maria e semana inicia com clima mais ameno
- Calourada começa nesta segunda com dia exclusivo para estudantes e mudanças na estrutura: saiba todo os detalhes sobre o evento
- Volta às aulas nesta segunda-feira: as calouras no ingresso e a vivência na UFSM