Temperatura agradável e movimento intenso marcam o início do semestre da UFSM nesta segunda-feira

Temperatura agradável e movimento intenso marcam o início do semestre da UFSM nesta segunda-feira

Grupo fez suas dinâmicas no largo do Planetário.

Para a surpresa da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria, o retorno ao campus sede, em Camobi, e nos demais campi foi de clima agradável para os 26 mil estudantes - entre eles, são 3 mil calouros. Depois das altas temperaturas da semana passada, a segunda-feira (10) iniciou com máxima de 19ºC, o que facilitou as dinâmicas tradicionais da época, como pintar os calouros e circular pelo campus para conhecer os diferentes pontos e prédios.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

Quem passou pelo arco de entrada da instituição no horário de chegada das primeiras turmas, por volta das 7h, pôde ver aqueles de casacos, meia-estação e outros com trajes mais leves, esperando o calor da tarde. O movimento se espalhou por todo o campus e diferentes grupos de veteranos e calouros foram se formando. O ponto de encontro da turma de Fonoaudiologia foi a frente a Biblioteca Central. A partir dali, o cronograma era extenso e a última parada seria a Calourada, na Gare da Estação Férrea, comenta a veterana Bibiana Carpes, 19 anos:

– A ideia é apresentar o campus para eles. Mostrar os prédios que eles terão aulas. Já neste primeiro semestre, serão três prédios diferentes. E para que eles conheçam os principais pontos da universidade. Planejamos uma conversa com a atlética (grupo que organiza atividades esportivas) do curso e coordenação. Depois, vamos plantar uma árvore, simbolizando a chegada, com os pedidos e as expectativas deles. À tarde, o trote sujo, onde a gente vai pintar eles com tinta, assim como fizeram com a gente. A nossa expectativa é acolhê-los tão bem como a UFSM nos acolheu o ano passado.


Os pontos de encontro são muitos. Além da biblioteca, os alunos se reúnem no largo do Planetário e no bosque. Atividades de integração entre os recém chegados são habituais. 


No restaurante universitário 

Tradicionalmente parte da programação de boas vindas, o Restaurante Universitário I é ponto que circula grande fluxo de pessoas, principalmente nas refeições. Por isso, torna-se central para atividades como a recepção. 

A feira segue até quinta (13).

Nesta segunda (10), um palco para show estava montado e uma feira de brechós marcava presença. Dois coletivos trazem diversas peças para a comercialização até quinta (13), das 9h às 14h. É neste cenário que o calouro de Terapia Ocupacional Matias Demartini, 19 anos, visitava pela primeira vez o restaurante. Foi no hall de entrada que ele e sua turma de 40 colegas, maioria mulher, foram recepcionados. 

–  Cheguei na cidade sexta. Estou me adaptando ainda, mas acredito que Camobi é um bairro tranquilo, então vai ser uma boa estada. Sou de Sananduva, quase fronteira com Santa Catarina. Estou com altas expectativas sobre o curso – descreve Demartini. 


 A semana contará com atividades gerais em frente ao Restaurante Universitário, no Planetário e no Viva ao Campus.  A programação completa está disponível na página do evento.


Recepção institucional 

O grupo esteve na entrada do Centro de Convenções.

As atrações esperavam o público já na entrada do Centro de Convenções. O local foi palco para a programação de boas-vindas da instituição, com as falas da reitoria e de palestrantes convidados. Sobre o retorno às aulas, o reitor Luciano Schuch comentou no programa Bom, Dia Cidade, da rádio Central Diário de Notícias (CDN), 93.5 FM:

–  A gente já vem voltando à normalidade. O Restaurante Universitário a pleno funcionamento, com várias atividades culturais a semana toda. Vemos que é um dia sempre de festa. Estamos aqui de braços abertos recebendo toda nossa comunidade, principalmente nossos calouros. 


Orçamento 

Conforme Schuch, o orçamento das instituições federais de ensino para 2025 ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional. Essa análise deve ocorrer na primeira quinzena de março. Até o momento, o valor liberado deve atender as demandas de funcionamento da UFSM, acredita o reitor:

– A gente acredita que até o mês de abril vai estar normalizado essa questão orçamentária a nível nacional e, consequentemente, na nossa universidade. E em reunião da Andifes, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, tivemos a promessa de que o orçamento das instituições deve se manter o mesmo, ainda que haja cortes na educação. Logo, teremos pelo menos o mínimo. 


Números da UFSM em todos os campi*

  • Retornam às aulas – 26 mil 
  • Calouros – Mais de 3 mil


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“O recurso vai ser preservado”, afirma reitor da UFSM sobre compromisso do governo com universidades federais Anterior

“O recurso vai ser preservado”, afirma reitor da UFSM sobre compromisso do governo com universidades federais

Volta às aulas nesta segunda-feira: as calouras no ingresso e a vivência na UFSM Próximo

Volta às aulas nesta segunda-feira: as calouras no ingresso e a vivência na UFSM

Educação