A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançou um edital que permite o cadastramento de instituições interessadas em apoiar atividades desenvolvidas pela UFSM durante o ano letivo de 2024. A iniciativa busca fortalecer parcerias entre a universidade e entidades externas, permitindo que essas instituições ofereçam suporte por meio de produtos e serviços, em contrapartida, à realização de ações em espaços da UFSM. Em entrevista ao Bom Dia, Cidade! desta quinta-feira (22), a vice vice-reitora da instituição, Martha Adaime, explica que a iniciativa também foi criada como uma alternativa para simplificar os processos de contratação:
— Nós vamos ter um banco de empresas cadastradas que a UFSM pode demandar através do cadastro, e que podem ser contatadas para firmar apoio. [...] Vai facilitar muito todos os trâmites, nós temos vários eventos institucionais e esse edital vem para proporcionar uma agilidade maior nessa questão — explica.
O Edital de Chamada Pública nº 90004/2024 tem validade de um ano a partir da publicação. As instituições interessadas poderão apoiar atividades nos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria, através de contrapartidas como a cessão de produtos e serviços. A chamada não permite a doação de recursos financeiros.
A avaliação e aprovação das propostas serão conduzidas por uma Comissão de Seleção designada pelo Gabinete do Reitor. Além disso, o edital assegura que o uso dos espaços da UFSM por instituições externas seja acompanhado de contrapartidas justas, garantindo a equidade no processo.
Atividades partidárias eleitorais, religiosas ou que envolvem a comercialização de produtos como bebidas e cigarros estão de fora do edital.
Como vai funcionar
O fluxo do edital poderá ser iniciado tanto pela demanda da UFSM quanto pela demanda das instituições cadastradas.
Demanda da UFSM
- A UFSM entrará em contato por e-mail com as instituições cadastradas para solicitar apoio conforme as opções indicadas no cadastro. Isso ocorrerá durante a organização dos eventos previstos no Anexo 4 do edital.
- As instituições cadastradas, ao serem contatadas, devem confirmar o apoio e enviar uma proposta detalhada da atividade que realizarão, incluindo o resumo da ação, data, horário e local.
- A Comissão de Seleção avaliará e aprovará a contrapartida proposta pela instituição.
Demanda da Instituição Cadastrada
- A instituição pode propor, por iniciativa própria, uma ação de contrapartida junto com a proposta de apoio para eventos não previstos no Anexo 4. Isso deve ser feito via e-mail, conforme o modelo disponível no edital.
- A Comissão de Seleção avaliará tanto a contrapartida quanto o apoio proposto.
Outras Informações
As instituições que desejam se cadastrar devem preencher o formulário online disponível aqui e fornecer informações como CNPJ, estatuto ou contrato social, e documentação de idoneidade. As empresas cadastradas serão divulgadas no site da UFSM, garantindo transparência ao processo.
Toda e qualquer ação proposta deverá ser aprovada pela Comissão de Seleção antes de ser realizada no âmbito da UFSM. Em caso de desistência, o cadastro no edital continuará ativo, permitindo sua participação em futuros eventos.
A UFSM ressalta que a realização de atividades partidárias, eleitorais, religiosas, ou que envolvam a comercialização de produtos como bebidas alcoólicas e cigarros, bem como a utilização inadequada da marca da universidade, são estritamente proibidas. Todas as ações devem respeitar as normas estabelecidas pela instituição e ser aprovadas pela Comissão de Seleção.
Mais informações sobre o edital e as condições de participação podem ser obtidas no site da UFSM ou pelo e-mail [email protected].
*com informações da UFSM