data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social / 2º Bda C Mec
De 27 de setembro a 1º de outubro, ocorreu a Operação Coxilha, coordenada pela Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3), no Campo de Instrução Barão de São Borja, o Saicã, em Rosário do Sul. Foram empregados cerca de 1, 5 mil militares e mais de 300 viaturas, com o principal objetivo de adestrar as tropas de artilharia e verificar o nível de instrução das unidades militares.
As organizações militares diretamente subordinadas participantes foram: Bateria de Comando da AD/3 (Bia C AD/3), 13º Grupo de Artilharia de Campanha (13º GAC), 27º Grupo de Artilharia de Campanha (27º GAC) e 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP). Participaram também, grupos de artilharia de campanha orgânicos das grandes unidades da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) e 6ª Divisão de Exército (6ª DE). O destaque da Operação foi o tiro real com a Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 A5 +BR, que representa o que há de mais moderno na Artilharia do Exército Brasileiro.
A mão amiga da Divisão Encouraçada
A 3ª Divisão de Exército (3ª DE) está há 113 anos em solo santa-mariense e sua história se confunde com a da própria cidade. Este sentimento de pertencimento e até mesmo de simbiose leva a Divisão Encouraçada a participar ativamente do cotidiano da população, de forma cívica e solidária. A exemplo disso, regularmente, são lançadas campanhas solidárias, que levam auxílio, principalmente, à população em siutação de vulnerabilidade social, e aos cabos e soldados de toda a guarnição.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social / 1º RCC
Projeto Costurinha
O Projeto Costurinha Mão Amiga partiu de uma iniciativa de senhoras, a maioria esposas de militares, que confeccionam enxovais para os filhos dos cabos e soldados de todas as Organizações Militares da Guarnição de Santa Maria, que estão para nascer. A seção de Comunicação Social de cada unidade solicita o enxoval para a 3ª DE, que faz as encomendas para as senhoras da "Costurinha".
Após a entrega do material para a organização militar, cada comandante distribui o kit para os futuros pais, que, muitas vezes, só dispõem do material doado como primeiras peças de vestuário para os recém-nascidos. O enxoval é composto por roupa de berço, conjuntinhos de algodão e lã, meias, sapatinhos de tricô, mantas, cueiros e materiais de higiene do bebê.
Campanha do Brinquedo
A Campanha do Brinquedo do Comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) ocorre há 5 anos, em comemoração ao Dia da Criança. A iniciativa contempla instituições localizadas em áreas de vulnerabilidade social cidade e consiste na doação de brinquedos novos por parte dos integrantes da 3ª DE, que apadrinham crianças, a partir de uma lista fornecida pela escola selecionada.
O militar que doa o brinquedo busca adequá-lo à idade da criança, e normalmente, no dia da entrega, a Banda de Música da 3ª DE realiza uma apresentação no ambiente escolar da comunidade escolhida, com a participação do capelão militar e a distribuição de um lanche para a criançada. A entrega é feita pelas integrantes do Projeto Costurinha e por integrantes do Comando da 3ª DE.
O benefício de doar
Ao longo do ano, a 3ª DE ainda promove campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos e agasalho, além de material escolar, de higiene e limpeza.
O objetivo das campanhas solidárias é, além de amenizar o sofrimento das pessoas menos favorecidas, despertar em cada integrante da Divisão Encouraçada o sentimento de altruísmo, solidariedade e caridade. As campanhas recebem sempre o apoio maciço dos homens e mulheres que trabalham na Divisão e também nas organizações militares subordinadas.
Estudos científicos indicam que doar (alimentos, sangue, objetos) traz benefícios tanto no campo emocional, atuando no combate às enfermidades psicossomáticas, quanto benefícios físicos, pois mexe com a energia do corpo humano e com nossa motivação.