Cônsul-geral da Itália no Estado recebe homenagem na 81ª Romaria Estadual da Medianeira

Andreina Possan

O cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, visita Santa Maria durante a 81ª Romaria Estadual da Medianeira. O jantar italiano, que será realizado após a Missa de abertura da cerimônia, na noite desta sexta-feira (8), ocorre em homenagem ao Caruso.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A homenagem busca agradecer aos trabalhos realizados pela Embaixada Italiana desde que Valerio Caruso assumiu o posto, em 2022, tornando-se o mais jovem cônsul-geral italiano no Rio Grande do Sul. De lá para cá, a emissão de vistos e passaportes cresceu no Estado. Segundo o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, cerca de 4 mil novos cidadãos ítalo-brasileiros foram reconhecidos em 2023, valor que representa 77% na emissão de cidadania italiana em relação a 2022.


Durante sua passagem por Santa Maria, Caruso participou do programa Fim de Tarde CDN, na tarde desta sexta, e mostrou-se animado para a Romaria e para a homenagem, destacando ser uma grande honra:


– Minha expectativa é grande, porque eu ouvi falar desse evento há muito tempo, então para mim vai ser uma grande honra e um grandíssimo prazer estar aqui, como turista também, em Santa Maria, que é uma cidade linda.


150 anos da imigração italiana no RS
O cônsul-geral também falou sobre os planejamentos para o aniversário de 150 anos da migração italiana no Estado, que ocorre em 2025.

– A migração italiana aqui no Rio Grande do Sul representa uma identidade fortíssima. Não é simplesmente o resgate de nossas origens, da história dos nossos antepassados, que realizaram um papel fundamental no crescimento e na construção desse estado ao longo dos 150 anos – finaliza o embaixador.


O objetivo dos festejos do sesquicentenário, segundo o cônsul-geral, é valorizar a cultura italiana presente na cultura gaúcha, transformando a celebração em uma comemoração de todos os gaúchos.


A previsão é que o sesquicentenário seja comemorado no primeiro semestre de 2025, visto que os primeiros italianos chegaram ao Rio Grande do Sul em 20 de maio de 1875.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra:


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

STF tem maioria para manter condenação de Collor na Lava Jato Anterior

STF tem maioria para manter condenação de Collor na Lava Jato

Buracos nas ruas seguem sendo desafio e dor de cabeça para os motoristas de Santa Maria Próximo

Buracos nas ruas seguem sendo desafio e dor de cabeça para os motoristas de Santa Maria

Geral