Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)
Os cristãos celebram, nesta quinta-feira, a festa de Corpus Christi, expressão oriunda do latim, que significa “Corpo de Cristo“. O evento religioso tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia e o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A celebração cristã ocorre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes. Este ano, o dia será em 30 de maio. Para marcar a data, a Arquidiocese de Santa Maria promove duas grandes celebrações.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na localidade de Vale Vêneto, no município de São João do Polêsine, na paróquia Corpo de Deus, será realizada a 136ª Celebração de Corpus Christi. A partir das 10h, ocorre a missa solene, presidida pelo arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Brustolin. Após, tem início a tradicional procissão, partindo da frente da igreja, que também leva o nome da devoção cristã – Igreja Corpus Christi. Também está previsto almoço com culinária típica italiana, que, devido aos acessos estarem interrompidos, nesta edição, será no formato “pague e leve”. As reservas podem ser feitas pelo telefone (55) 3289-1104. O valor arrecadado será utilizado para custear arrumações em locais com estragos ocasionados pelas intensas chuvas.
Em Santa Maria, na parte da tarde, a partir das 15h, começa a celebração, também presidida pelo arcebispo dom Leomar Brustolin, com a procissão que inicia partindo do Altar Monumento, percorrendo a Avenida Medianeira na direção bairro-Centro, fazendo o retorno em frente ao Convento das Irmãs Franciscanas e voltando para o Altar Monumento pela mesma Avenida. No retorno ao Parque da Medianeira, ocorrerá a Bênção com o Santíssimo.
Tradição
Em ambos os municípios, serão confeccionados os tradicionais tapetes coloridos, que têm origem portuguesa e foram trazidos ao Brasil durante a colonização. Para os católicos, eles remetem à acolhida de Jesus em Jerusalém. Para confeccionar os tapetes, são utilizados diversos materiais, como serragem, sal colorido, pó de café, areia, cascas de ovos e até alguns materiais recicláveis.
Em Vale Vêneto, os tapetes vão ser confeccionados nesta quarta-feira (29), em frente à Igreja Corpo de Deus. Já em Santa Maria, a montagem inicia às 8h, nesta quinta-feira (30), diante do Altar Monumento, no Parque da Basílica Medianeira.
Nas demais paróquias da Arquidiocese de Santa Maria, a Paróquia Mãe de Deus, de Tupanciretã, também realiza missa, com início às 15h. no C.E. Tonicão. Deste local partirá a procissão com o Santíssimo pela Avenida Vaz Ferreira, até chegar ao Sindicato Rural, onde será realizada a Bênção. Os movimentos e pastorais da Igreja de Tupanciretã se reunem às 9h para a confecção dos tapetes. A ação concreta deste Corpus Christi na cidade será doação de cobertores, mantas e alimentos.