Foto: Divulgação/Corsan
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou que fez o envio de amostras da água do Arroio Veado aos laboratórios centrais da Companhia em Porto Alegre e Canoas, para análise da presença de agrotóxicos e contaminação por óleo na Barragem de Silveira Martins. A previsão é de que o resultado seja obtido até a sexta-feira (5).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Contaminação
Na última semana, o tratamento de água precisou ser interrompido por dois dias na estação de Silveira Martins, após a Companhia identificar uma mancha de óleo na água da barragem responsável por abastecer o município e a comunidade de Três Mártires, em Júlio de Castilhos.
Segundo a Corsan, a água do arroio está com características alteradas, o que pode indicar o descarte irregular de materiais no local. O caso está sendo investigado pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).
Por meio da assessoria de comunicação, a Companhia ressaltou que a purificação da água nas estações de tratamento segue padrões rigorosos de eficiência e qualidade conforme as exigências dos órgãos de controle do saneamento. Além disso, afirmou que são feitos mais de 500 testes diários em cada unidade de tratamento e possui competência técnica reconhecida pelo Inmetro ISO 17.025, o que representa a garantia da qualidade da água distribuída. Somente após essas etapas, a água segue para os reservatórios, de onde é enviada aos imóveis para consumo.
Canais para contato
Estão disponíveis para contato o app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
Leia também