Curso de Design de Moda da UFN já destinou cerca de 2 mil peças íntimas para atingidos pelas enchentes

Curso de Design de Moda da UFN já destinou cerca de 2 mil peças íntimas para atingidos pelas enchentes

Foto: Divulgação

O curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN) já destinou cerca de 2 mil peças íntimas infantis e adultas para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Desde o início de maio, a campanha, mobilizada por professoras, alunas, técnico-administrativas e costureiras voluntárias, está trazendo mais conforto e dignidade para as famílias que perderam tudo em razão da catástrofe climática.

​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

— Hoje, após a materialização das ações do curso acerca das enchentes do estado, eu reforço: nunca é ‘só uma roupa’. É humanização, é inclusão, é empatia, é amor. São valores intangíveis materializados no tangível, que são os produtos de moda, neste caso, peças íntimas — afirma a docente da UFN, Caroline Manucelo Colpo.

A campanha começou com dois objetivos: confeccionar peças íntimas (calcinhas, sutiãs e cuecas) e arrecadar recursos para cobrir gastos da produção e adquirir itens emergenciais. Até o dia 12 de junho, o grupo fez a confecção de 900 itens e reuniu mais de R$15 mil em doações.

Foto: Divulgação

Ao longo do tempo, parcerias também foram surgindo. Cerca de 1,5 mil peças foram adquiridas a preço de custo no Atacado Paradouro. Os detentos da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) passaram a ajudar na produção. A Receita Federal destinou mais de mil peças apreendidas, como calças de moletom, cuecas, shorts e moletons, que foram descaracterizadas e doadas.

— É um processo de ensino aprendizagem que deve ter continuidade para nossos alunos desenvolverem um olhar sensível e crítico enquanto futuros designers. É preciso fazer uma moda com mais humanidade, mais plural, e mais inclusiva.
Até o momento, as doações foram encaminhadas para cinco locais. 

Em Santa Maria, dois espaços que foram abrigo receberam, como a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho e a Paróquia Nossa Senhora Medianeira, além de moradores do bairro Campestre. Na Quarta Colônia, também foram encaminhas peças íntimas para os municípios de Agudo e Nova Palma.

Foto: Divulgação

*com informações da Assessoria de Comunicação (ASSECOM) da UFN


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Geada toma conta dos campos em Santa Maria e região na primeira manhã de julho Anterior

Geada toma conta dos campos em Santa Maria e região na primeira manhã de julho

Julho inicia com 0°C em Santa Maria e temperaturas negativas em três cidades da região Próximo

Julho inicia com 0°C em Santa Maria e temperaturas negativas em três cidades da região

Geral