🔒 exclusivo assinantes

"Está na hora de buscar qualidade do ser católico, não quantidade", diz dom Leomar sobre proibições feitas pela Arquidiocese de Santa Maria

Foto: Beto Albert (Diário)

Aprovada por unanimidade pelo Conselho Arquidiocesano de Pastoral em 19 de outubro de 2024, a medida será adotada nas 39 paróquias da Arquidiocese em respeito ao Ano Jubilar de 2025.

​​​​Em 2025, os bailes, também chamados de “reuniões dançantes”, estarão proibidos para toda a Arquidiocese de Santa Maria. Desde que foi anunciada, a medida gerou polêmica não só dentro da comunidade católica, mas também nas redes sociais. Em entrevista ao Diário, o arcebispo dom Leomar Brustolin esclarece quais pontos nortearam a decisão, e comenta sobre os vídeos de declarações que circulam na internet. Segundo ele,"está na hora de buscar qualidade do ser católico, não quantidade."

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Aprovada por unanimidade pelo Conselho Arquidiocesano de Pastoral em 19 de outubro de 2024, a medida será adotada nas 39 paróquias da Arquidiocese em respeito ao Ano Jubilar de 2025. No entanto, parte dos líderes comunitários e fiéis não concorda porque acreditam que as celebrações se tornaram eventos culturais para as comunidades, principalmente para os idosos. 

Além das festividades, também foi vetada a venda de bebidas alcoólicas em festas de santos padroeiros.

— Quem está discutindo muito sobre isso não são pessoas que vão na missa todo domingo, mas sim, pessoas que preferem o baile. Os evangélicos, budistas e os muçulmanos nunca tomaram bebida de álcool e tem grandes números de seguidores. O problema é a instituição católica ou é a nossa cultura que tem que se converter mais ao catolicismo? O que é ser católico? Tanto faz como tanto fez? Por isso que precisamos de uma profundidade, está na hora de buscar qualidade no ser católico, não quantidade — diz dom Leomar.


Ordens do papa

Arcebispo de Santa Maria diz que restrições em reuniões dançantes atendem regras do Vaticano: “Seguimos o Papa Francisco.”Foto: Beto Albert (Diário)


Segundo o arcebispo, a medida vem sendo debatida há cinco meses, e tem como principal objetivo respeitar o Jubileu de 2025. Também conhecido como Ano Santo, será inaugurado no dia 24 deste mês, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma.

— O contexto é o grande Jubileu de 2025, quando nós celebraremos 2025 anos da era Cristã. Papa Francisco, numa bula chamada Spes non confundit, diz que quer dizer "a esperança não engana", ele pede que o ano que vem seja o ano da esperança. Para além do ano da esperança, também tem o Jubileu, que vem com as indulgências (termo da doutrina católica que significa a remissão da pena temporal devida pelos pecados que já foram perdoados), e para isso, o Papa fez uma série de medidas, e nós da Arquidiocese seguimos o Papa, especialmente para que o povo possa entender o momento histórico que estamos vivendo.


Fiéis

Muitos líderes comunitários não aceitaram a decisão e até pensam em entregar as chaves das paróquias, segundo o presidente do Sindicato Trabalhadores Rurais de Santa Maria, Delcimar Gonçalves Borin. Ele conta que já recebeu mais de 20 ligações de fiéis insatisfeitos e até decepcionados com a Arquidiocese. Questionado sobre uma possível queda no número de católicos nas igrejas, ele responde:

— A pergunta é: estão na religião ou estão no baile? Vão para a missa ou vão para o baile? A igreja existe para a espiritualidade ou para um evento cultural? Neste momento, eu conheço índices muito preocupantes de suicídio no Rio Grande do Sul, e não me parece que a sociedade dançando, cantando, bebendo, esteja preocupada. Não me parece que uma sociedade que cuida mais de animais do que idosos possa falar alguma coisa. Precisamos pensar naquilo que é essência diante do que vem vindo, por exemplo, a emergência climática. Estão vindo ameaças enormes sobre nosso planeta, e nós não estamos tendo uma espiritualidade para sobreviver. O entretenimento é fundamental, somos a favor de CTGs, festas, danças, músicas, mas, no momento, a festa dos padroeiros é mais importante.

Para garantir a união dos fiéis, Dom Leomar garante que o próximo ano será marcado por diversas celebrações no Santuário Basílica Medianeira para que as pessoas possam adquirir indulgência plenária (uma graça da Igreja Católica que perdoa totalmente os pecados e liberta o fiel da necessidade de cumprir penas no purgatório.

— A indulgência permite um dom além da morte, então nós vamos fortalecer isso. Creio que nós não estamos preparando as pessoas só para passar o domingo dançando, estamos preparando as pessoas para uma vida eterna. 

Nas redes

Vídeos que mostram dom Leomar falando sobre o assunto durante as celebrações repercutiram nas redes sociais. Em um dos cortes, ele diz que os bailes com "música bagaceira" e grande consumo de álcool não se encaixam nos valores da fé católica. 

— Naqueles dias, eu tive notícia de que em uma festa de Nossa Senhora o pessoal "se soqueou" dentro do baile, até ameaçou dar tiro. Um baile que tem que ter segurança, não é um baile sadio como a Igreja quer. [...] Ver esses vídeos bombados aí na internet, primeiro que eu recorro ao Papa. O Papa também sofre com isso, e ele falou pessoalmente para mim uma vez que tudo isso vai passar, o que fica são os valores e a essência. Depois, não vejo que são inocentes esses cortes, vejo que tem intenções em quem faz. Não aprendemos com a política a questão das fake news? A maioria da forma dos vídeos é apresentada como uma fake news, porque dá impressão que a gente simplesmente ditou uma regra. Não é nada disso. Eu tenho muito medo das pessoas que entram nas redes sociais, eu acho que elas têm opinião sobre tudo e fundamentos sobre quase nada. 

Novas atividades e propostas

Por enquanto, a proibição da venda de bebidas alcoólicas e a suspensão das festas de santos padroeiros está prevista apenas para 2025, durante o Ano Jubilar. Ainda não se sabe se a medida será adotada a partir de 2026. 

— Quero deixar bem claro que nós esperamos que as festas as comunidades tenham belas músicas gauchescas, apresentações de danças, isso não é o nosso problema. Nosso problema não está com o baile, mas sim com o tipo de música com o tipo de valor que nós cultivamos. É muito provável que, por exemplo, as apresentações culturais sejam incrementadas e até fomentadas ao longo do ano que vem. O fato de nós não queremos que haja qualquer tipo de show não significa que nós não queremos coisas boas e sérias, sem o comércio de álcool. Queremos que o dado cultural não seja desprezado, veja quanto a nossa região tem de gauchesco e de nativista. [...] Eu acho importante a gente esclarecer porque existem vários interesses em jogo, o nosso interesse é um só: levar as pessoas para uma felicidade plena.

Início da programação com novidade na Catedral

As medidas terão início em 29 de dezembro de 2024, às 16h, na Catedral Metropolitana. O jubileu se estende até 28 de dezembro de 2025 e, nesse meio tempo, haverá uma série de peregrinações e celebrações, tanto em pontos centrais, quanto nas paróquias.

Com exclusividade ao Diário, Dom Leomar anunciou a inauguração do novo presbitério da Catedral Metropolitana de Santa Maria, que será revestido de mármore. O evento terá a presença de fiéis dos 25 municípios e 39 paróquias que fazem parte da Arquidiocese de Santa Maria.

— Faremos uma procissão com uma grande cruz até a Catedral, onde às 16h celebraremos a missa. Neste dia, a Catedral vai ganhar um presbitério Digno da sua beleza interna, e também vamos inaugurar a nova Iluminação externa à Catedral. O maior símbolo da cidade de Santa Maria é a Catedral, e quando eu passo ali, fico triste de ver toda aquela essa escuridão, parece que nós estamos é numa tristeza. Então, o maior símbolo vai estar iluminado para gerar esperança, né? 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Golpe com e-mails falsos sobre irregularidade em alvarás de localização é registrado em Santa Maria; veja a orientação da prefeitura Anterior

Golpe com e-mails falsos sobre irregularidade em alvarás de localização é registrado em Santa Maria; veja a orientação da prefeitura

Brincando nas Férias do Sesc Santa Maria está com inscrições abertas Próximo

Brincando nas Férias do Sesc Santa Maria está com inscrições abertas

Geral