Foto: Beto Albert (Diário)
Após dias de tempo firme, marcados pela presença do sol entre poucas nuvens, a chuva deve retornar à região nesta quinta (19), tendo acumulados próximos a 40 mm na sexta (20). No entanto, uma curiosidade que chama a atenção é a possibilidade do retorno da fumaça, que é oriunda das queimadas na Região Norte do país, no céu. O fenômeno esteve presente até a semana passada, mas foi dissipado, principalmente em função da chuva, que apareceu em forma de “chuva preta”.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, a possibilidade é real, mas com intensidade inferior em relação ao fenômeno recente. Ele comenta que a fumaça não deverá ser visualizada a olho nu, como era o caso na semana passada. Desta vez, devido à presença reduzida, ela será pouco perceptível na região e poderá ter mais destaque na Região Metropolitana de Porto Alegre. Mesmo assim, nada comparado ao último episódio.
A prefeitura de Santa Maria emitiu recomendações à população, em decorrência de um possível comprometimento da qualidade do ar na cidade, a partir da nota técnica divulgada pelo Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Entre as recomendações, estão: beber mais líquidos para manter as vias respiratórias úmidas e mais protegidas, evitar atividades ao ar livre e manter portas e janelas fechadas, em caso de grande incidência de fumaça.
Quanto ao uso de máscara, deve ser avaliado individualmente, priorizando pessoas com condições crônicas, como doenças pulmonares, cardiopatias e pessoas com problemas imunológicos. Em caso de sintomas respiratórios, é recomendado procurar um serviço de saúde.
*Com informações da Prefeitura de Santa Maria