
Foto: Arquivo pessoal
12 de maio é o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Em Santa Maria, a data foi marcada por conversas, momentos de acolhimento e busca por direitos. Na tarde desta segunda-feira (12), o Grupo Fibromialgia SM promoveu uma ação na Praça Saldanha Marinho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme uma das coordenadoras do grupo, que existe desde 2019, a pedadoga Carolina da Cunha, 47 anos, a mobilização tinha como objetivo dar visibilidade aos casos de fibromialgia. Atualmente, cerca de 300 pessoas com a síndrome participam da entidade.
– A nossa dor pode ser invisível. Mas, nós não! Você pode ter uma pessoa sofrendo com a fibromialgia ao seu lado, mas está invisível para você. Então, pedimos mais empatia com a nossa dor e mais políticas publicas que realmente funcionem sem discriminação – afirma Carolina.
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença que causa dor em todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca outros sintomas (veja abaixo). Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população brasileira tem fibromialgia. Estima-se ainda que a cada 10 pacientes, sete a nove são mulheres. No entanto, a fibromialgia também pode acometer homens, idosos, adolescentes e crianças.
A fibromialgia não tem cura, mas pode ser controlada. Além do uso de medicamento, o tratamento é multiprofissional, sendo recomendado o acompanhamento com psicólogo, psiquiatra, reumatologista, neurologista, traumatologista e outros especialistas.
Sintomas
Pessoas com fibromialgia podem desenvolver os seguintes sintomas:
- Sensibilidade ao toque
- Síndrome do intestino irritável
- Sensação de pernas inquietas
- Dores abdominais
- Queimações
- Formigamentos
- Dificuldades para urinar
- Cefaleia (dor de cabeça)
- Cansaço
- Sono não reparador
- Variação de humor
- Insônia
- Falta de memória e concentração
- Distúrbios emocionais e psicológicos, como ansiedade e depressão