Jogo de Cintura Especial: edição foi realizada na sede da OAB Santa Maria e celebrou o Dia do Advogado

Jogo de Cintura Especial: edição foi realizada na sede da OAB Santa Maria e celebrou o Dia do Advogado

Foto: Beto Albert (Diário)

Mais uma edição do Jogo de Cintura especial foi realizada nesta segunda-feira (12). Em alusão ao Dia do Advogado, celebrado no último domingo (11), a apresentadora Fabiana Sparremberger reuniu no time, três especialistas. Na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Santa Maria, as advogadas Dieniffer Portela, Juliane Korb e Karen Guinot participaram da transmissão ao vivo do programa.


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A proposta de realizar edições temáticas é celebrar datas especiais ao lado de representantes de entidades e segmentos, dando voz a cada vez mais mulheres em suas áreas de atuação e que inspiram a tantas outras a partir de suas trajetórias. Como comenta a jornalista e diretora de Jornalismo do Grupo Diário e também âncora do Jogo de Cintura, Fabiana:


Foto: Beto Albert (Diário)


- Estamos procurando levar o Jogo de Cintura nessas datas que são tão importantes para as mulheres e proporcionar momentos para comemorar aquilo que essas profissionais já conquistaram, os desafios já vencidos e também para compartilhar sobre aqueles desafios que ainda precisam ser vencidos. É um momento, principalmente de celebração, do quanto já conquistamos até aqui e como juntas podemos transpor barreiras que ainda existem nessas profissões - ressalta.


Atualmente, o número de mulheres e homens que exercem a advocacia é equivalente no país. 50% a 50%, conforme aponta o 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira divulgado em abril deste ano, pelo Conselho Federal da OAB. Em Santa Maria, Juliane Korb é a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente - a primeira foi Suzinéa Nonnenmacher - e a partir da sua atuação, vem inspirando outras mulheres de diversas áreas e profissões a ocupar espaços de liderança. Ela destaca a importância de celebrar a data, dessa forma, a partir da realização do programa.


Foto: Beto Albert (Diário)


- Fico muito feliz, de a gente poder ter um momento como esse para homenagear, ressaltar a importância da nossa profissão e especialmente trazer à tona mais uma vez o debate a respeito do protagonismo feminino, da importância dessa ocupação dos espaços de fato, poder ser diluído, a participação dentro da entidade, fora dela, da representação e da inspiração que muitas vezes é tão necessária às mulheres de se verem ali e consequentemente depois, replicarem isso através do seu exercício profissional e na construção também da cidadania - enaltece a advogada que rompeu o estigma de que não havia espaço para mulheres se destacarem nessa profissão.


A advogada Dieniffer Portela, lembrou da inspiração que a levou a se tornar advogada. Ela contou que o desejo surgiu após, quando criança, assistir a palestra de uma advogada em sua escola, que falava sobre o direito da criança e do adolescente e que mesmo com a dificuldade e resistência da família, na época, ela foi em busca do seu sonho.


Foto: Beto Albert (Diário)


- Venho buscando estudar muito para que eu possa me desenvolver melhor, entender melhor e ajudar mais pessoas, assim como um dia eu fui ajudada, assim com um dia aquela advogada despertou em mim algo que não era possível, não tinha visão por parte da minha família, talvez pelo histórico financeiro da minha família, e hoje poder estar apoiando, dentro do escritório, a gente atende diversas áreas - acrescentou.


Karen Guinot, advogada que inclusive foi professora de Dieniffer e Juliane, destacou que o legado dela é justamente a disseminação do conhecimento.


Foto: Beto Albert (Diário)


- Cada vez que eu vou fazer uma audiência, que vou no Fórum, que eu vou na Justiça do Trabalho, são tantos que hoje são colegas que passaram por mim (enquanto alunos) e que eu vejo que o propósito meu maior, que a advocacia era meio, mas o propósito era muito mais transmitir conhecimento. A gente vê que os discípulos superam os mestres - salienta.


O programa completo fica disponível no canal do YouTube do Diário. Assista aqui.

Dia do advogado
A data comemorativa é alusiva à criação das duas primeiras faculdades de Direito no Brasil e que ocorreu em 1827. Em dezembro, desde 2016, também foi instituído o Dia da Mulher Advogada, em homenagem à Myrthes Gomes de Campos, considerada uma das primeiras mulheres brasileiras a obter o registro de advogada no país, em 1906.


Edições especiais do Jogo de Cintura
Esta é a terceira edição especial do programa este ano. Ao longo de 2024, também foram realizados programas celebrando o Dia do Comerciante, onde a transmissão foi feita diretamente do prédio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em 16 de julho e um alusivo ao Dia Internacional da Mulher Negra e Latino-Americana e Caribenha, em 24 de julho, com a jornalista Arianne Lima como âncora.


Leia mais

Politécnico e Ctism abrem inscrições para processo seletivo ao Ensino Médio e cursos técnicos

Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo inaugura serviço de diagnóstico e tratamento do AVC em Santa Maria

Temporada Hípica da 3ª Divisão de Exército ocorre no final de semana; confira a programação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Especialista da UFSM comenta hipóteses para queda de avião em São Paulo e outras 5 notícias Anterior

Especialista da UFSM comenta hipóteses para queda de avião em São Paulo e outras 5 notícias

Temporada Hípica da 3ª Divisão de Exército ocorre no final de semana; confira a programação Próximo

Temporada Hípica da 3ª Divisão de Exército ocorre no final de semana; confira a programação

Geral