Em função dos prejuízos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio, alguns locais de prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) precisaram ser alterados no Estado, inclusive em Santa Maria, onde 8.778 pessoas se inscreveram para a prova. A decisão é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que realizou uma força-tarefa em junho para verificar as condições de aplicação do exame. As avaliações serão aplicadas no dia 18 de agosto, em todo o país.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Em Santa Maria, dois locais serão alterados por danos na infraestrutura dos prédios. Trata-se de dois blocos do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os candidatos que realizariam o exame nestes locais serão realocados para o Colégio Técnico Industrial da instituição, para o prédio do curso de Medicina ou para o Colégio Estadual Coronel Pilar.
No total, seis locais de prova sofreram mudanças no Estado em função das enchentes. Os demais são em Porto Alegre e Caxias do Sul.
Os novos locais de prova podem ser conferidos no cartão de confirmação de inscrição, que será disponibilizado em 7 de agosto. Os candidatos devem verificar com antecedência o local de aplicação, horário e demais informações no documento.
Organização do CNU garante logística e segurança
Representantes do Ministério da Gestão e da Rede de Segurança Federal se reuniram com autoridades do estado do Rio Grande do Sul, na última quarta-feira (17), em Porto Alegre, para acertar os últimos detalhes da aplicação das provas e garantir a segurança e a logística de realização das provas. Ao todo, 78 mil pessoas estão inscritas no exame no RS.
— Fizemos um esforço conjunto e articulado dos governos federal, estadual e prefeituras das cidades gaúchas para garantir que o Rio Grande do Sul participasse do concurso com todos os estados do Brasil. Podemos garantir à população que o estado está preparado para realizar a prova no dia 18 de agosto — destacou o coordenador-geral de logística do CNU, Alexandre Retamal.
Retamal apontou também a articulação realizada com as prefeituras onde terão provas aplicadas para disponibilizarem transporte público suficiente nos horários antes da abertura dos portões e também organizem com o comércio local a abertura de restaurantes e lanchonetes no domingo, já que as provas serão realizadas em dois turnos. Ainda para garantir os deslocamentos dos candidatos, ele destacou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá atuar nas rodovias para facilitar esses deslocamentos. O coordenador-geral recomendou ainda, que todos confiram com atenção os locais onde irão realizar as provas e que cheguem nesses locais com antecedência.
Leia também