
Foto: Nathália Schneider
O Consórcio IP Santa Maria assumiu, nesta quarta-feira (15), o serviço de iluminação do município, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) com a prefeitura. O contrato é de 24 anos e prevê a substituição de mais de 27 mil pontos de luz por lâmpadas de LED nos primeiros 12 meses.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A prefeitura, que deve economizar cerca de R$ 128 mil por mês em contas de energia, prevê um investimento de R$ 5 milhões no primeiro ano, conforme o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Maria, Wagner da Rosa, no programa Bom Dia, Cidade, na Rádio CDN 93.5FM, na manhã desta quarta.
O secretário destaca que o trabalho do Consórcio será dividido em duas fases. Na primeira, será assumida a manutenção da iluminação pública, em que os pedidos da população para a trocas de lâmpadas queimadas serão atendidos. A previsão é que todos os casos sejam resolvidos em até 60 dias. Após o preenchimento do protocolo, a manutenção deve ser feita em 48h. Segundo ele, há alguns pedidos em atraso, o que deve ser resolvido em breve.
Os pedidos podem ser feitos nos seguintes canais:
- Telefone: 0800 410 0030 - a ligação é gratuita e funciona 24h;
- Site: iluminasantamaria.cidadeiluminada.com.br;
- Aplicativo para celular: o serviço também pode ser acessado no App Ilumina Santa Maria, disponível para IOS e Android.
No aplicativo, o usuário tem acesso a um mapa com todos os pontos de luz da cidade. Além do preenchimento do protocolo, a população poderá acompanhar a atualização do processo via e-mail.
A segunda fase do trabalho será a de troca das lâmpadas amarelas por lâmpadas de LED. Conforme o secretário, a mudança trará, além de economia, mais segurança para a população.
– Teremos uma cidade muito mais iluminada e muito mais clara. Consequentemente, mais segurança.
Os locais que terão prioridade na substituição das lâmpadas devem ser mapeados junto com os órgãos de segurança da cidade, para analisar índices como a criminalidade do local e definir quais serão os primeiros bairros a receber o serviço. A região interiorana do município também está contemplada no contrato, pois serão trocadas as luminárias dos distritos. Ao final do primeiro ano, será instalada a iluminação também em praças e parques, como o Parque Itaimbé, que hoje está bem escuro.
Confira a entrevista completa do secretário Wagner da Rosa, no programa Bom Dia, Cidade desta quarta-feira:
Leia mais