Após graças alcançadas e a devoção de inúmeros fieis, a proteção de Nossa Senhora Medianeira será reconhecida com um novo título: o de Rainha do Estado. A coroação foi anunciada no início de junho pela igreja católica, após autorização do Papa Francisco. A cerimônia acontece nesta quinta-feira (15), em Santa Maria. A partir das 19h, o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira será palco do ato que estende, de forma oficial, a proteção da Virgem Maria a todos os cantos do estado gaúcho.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Para o arcebispo, Dom Leomar Antônio Brustolin a coroação é simbólica não apenas para Santa Maria, mas para todo o Rio Grande do Sul:
– Rainha é um título muito grande. E é uma espera de 84 anos. Significa o primeiro título que Nossa Senhora recebe. Estão vindo caravanas de todo o Estado para cá. Eu acho que vai ser um momento muito emocionante, não apenas importante pela titulação.
A coroação não dá o título de padroeira a Nossa Senhora Medianeira, já que São Pedro ocupa o posto, de forma oficial. O pároco e reitor do Santuário, Cristiano Quatrin, explica que apesar de Nossa Senhora Medianeira ser chamada de padroeira, o título nunca foi reconhecido pelo Vaticano. Agora, o título de Rainha chega para reafirmar a referência de proteção e amparo aos gaúchos.
Esperança após as enchentes
O título de Rainha também traz, na visão da igreja católica, um alento e esperança após o período das enchentes. Conforme Quatrin, nesse período, foram muitos medidos a Nossa Senhora Medianeira. Logo, a coroação fortalece ainda mais a confiança dos fiéis.
– O papa sensível ao momento que estamos vivendo, dá essa distinção para Medianeira para dizer que não estamos sozinhos, tem a mãe, aquela que cuida, conhece e acompanha. Durante todo esse tempo, sempre teve muita oração a medianeira. E agora, se fortalece ainda mais essa confiança. Também é força nesse momento de reconhecimento.
Como vai acontecer a coroação
A Coroação Pontifícia, como é chamada aquela reconhecida pelo Papa, ocorre nesta quinta-feira (15) durante uma missa realizada na Basílica da Medianeira, às 19h. Conforme o padre Cristiano Quatrin, a partir das 18h30min será realizada uma acolhida em frente a Brasília e, após, Nossa Senhora Medianeira será coroada por um dos bispos. O ritual inclui a entrada da coroa que será carregada por pessoas vestidas com trajes gaúchos em alusão ao título de protetora do Rio Grande do Sul.
Já a coroação será realizada na imagem datada de 1930, o primeiro quadro de Nossa Senhora Medianeira pintado por Ida Stefani (1911-2005). A obra foi inspirada em um santinho em preto e branco enviado da Bélgica para o Padre Ignácio Rafael Valle, em Santa Maria. A coroa, que a partir de quinta-feira fará parte da imagem, irá carregar as cores do Rio Grande do Sul: verde, vermelho e amarelo.
– Na frente da coroa, o brasão do Vaticano, então não se sabe que é uma coroação em nome do Papa. E quem vai trazer a coroa da porta de entrada da igreja até os bispos será um grupo vestido de trajes típicos do Rio Grande do Sul. Eles entrarão com uma música composta aqui em Santa Maria que diz assim "Maria Mãe Medianeira, debaixo do teu manto azul, protege essa Santa Maria e guarda o Rio Grande" – afirma Dom Leomar.
- Onde – Basílica da Medianeira
- Quando – 15 de agosto, às 19h
- Evento – Durante a Solenidade da Assunção
Preparação para a Romaria, a primeira após a coroação como Rainha
No ano que marca a coroação de Nossa Senhora Medianeira como rainha, será realizada mais uma edição da Romaria. Em 2024, a de número 81. A primeira ocorreu em 12 de dezembro de 1943, incentivada por Dom Antônio Reis. A partir da data, a celebração passou a ser realizada, anualmente, no segundo domingo do mês de novembro. Com o tema “esperança” o evento será realizado durante três dias: 8, 9 e 10 de novembro.
– O destaque vai ser a questão da esperança, pelo tempo que a gente vive. Para recuperar a esperança e a alegria no rosto e no coração do nosso povo. Muitas atividades já estão sendo preparadas, a movimentação por aqui é grande.
Leia também:
- Justiça autoriza que compradores concluam prédios inacabados da Construtora Conceitual em Santa Maria
- Eleições 2024: campanha eleitoral começa na sexta e terá novidades
- Mario Luiz Trevisan ganhará cadeira na Academia Santa-Mariense de Letras; solenidade ocorrerá nesta quinta