Foto: Beto Albert (Diário)
Uma mudança drástica no tempo está prevista para todo o Rio Grande do Sul, a partir desta quinta-feira (12). Tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto a Defesa Civil Estadual já divulgaram alertas para tempestades e fortes chuvas, inclusive para a Região Central.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na região que abrange Santa Maria, há dois alertas do Inmet, para tempestade e vendaval. O primeiro, classificado como "perigo potencial" de tempestade, se estende até as 15h de quinta. Nele, há avisos sobre possibilidade de ventos fortes e chuva intensa, com acumulados previstos de 20 a 50 mm ao longo do dia.
Já o alerta de vendaval, também classificado como "perigo potencial", teve vigência até 20h desta quarta. O foco deste aviso era focado em ventos fortes, com rajadas de 60 km/h.
O aviso da Defesa Civil Estadual também coloca a Região Central em "alerta", prevendo o início da chuva na madrugada desta quinta, com previsão até a sexta-feira (13). Os acumulados devem variar entre 40 e 90 mm ao dia nos municípios da região. Além disso, ocorrência de rajadas de vento em torno de 40 a 65 km/h em praticamente todo o RS. Confira:
"Chuva preta" está prevista para quinta-feira em Santa Maria
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, a chuva preta ocorre em função da “lavagem” da atmosfera. A água que sai da nuvem vai ao encontro de uma atmosfera poluída, e a fuligem da fumaça das queimadas acaba gerando a coloração escura na chuva.
Ele relembra que, há alguns anos, o Estado presenciou a suspensão de cinzas vulcânicas trazidas do Chile, mas não se recorda de uma condição relacionada às queimadas que se assemelha à que é enfrentada. Da mesma forma, o meteorologista informa sobre quando a fumaça deve ser dissipada.
– Vai dissipar brevemente por conta da chuva e por conta da virada do vento, mas não teremos céu totalmente claro e atmosfera limpa nos próximos dias. Enquanto estiver seco nas áreas centrais do país, as partículas ainda se farão presentes na atmosfera – afirmou Gustavo Verardo.
O fenômeno já foi registrado na região da Campanha e no Uruguai, na segunda (9). Em Santa Maria, a chuva preta estará presente na quinta e na sexta (13), com acumulados entre 15 mm e 25 mm.
*Colaborou Antonio Oliveira.
Leia mais: