Desativado desde o dia 19 de junho, o ponto para recarga dos cartões do transporte coletivo do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passará a funcionar em novo local. Segundo o representante da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU), Edmilson Gabardo, a mudança da sede, que funcionava próximo ao arco da UFSM, aconteceu devido às fortes chuvas que atingiram o Estado em maio e danificaram a estrutura da rede elétrica e da internet do antigo espaço. A previsão é que o serviço seja retomado em até 10 dias junto ao terminal de ônibus da instituição.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Gabardo relembra que a decisão foi tomada assim que a equipe constatou a necessidade de reformas no local, em maio. À época, o espaço estava fechado devido à greve na instituição.
— No final do mês, quando fomos preparar para reabertura, constatamos problemas na rede elétrica e de internet. Tendo em vista a necessidade de reforma, a situação de greve da UFSM, que reduziu o movimento, e o tempo que demoraria para voltar a funcionar, resolvemos entregar a sala — explica.
O terminal, popularmente conhecido como “paradão”, fica quase em frente ao Memorial Reitor José Mariano da Rocha Filho.
Pix se tornou o método preferido dos estudantes
Enquanto o serviço não é retomado na UFSM, a recarga pode ser feita de forma presencial na sede da ATU, localizada na Avenida Rio Branco, n° 419, ou via Pix. O método entrou em vigor em outubro de 2021 e, aos poucos, tornou-se a primeira opção dos estudantes. Segundo Gabardo, 98% dos estudantes aderiram à modalidade.
Passo a passo
- Realize uma recarga no valor mínimo de R$ 10 para a chave: [email protected];
- Envie o comprovante, junto do código do cartão ATU e nome completo para o WhatsApp: (55) 99145-0475;
- Caso o cartão não esteja no nome do titular da conta que enviou o Pix, o cidadão deve informar o nome completo e o CPF do titular do cartão a ser recarregado, na mesma mensagem de envio do comprovante.
Com o comprovante e código enviado até as 16h, o valor entra no dia seguinte. Após às 16h, entra em dois dias úteis.