
Foto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, na sexta-feira (3), o terceiro boletim de balneabilidade desta temporada. O relatório aponta que todos os balneários e as praias da Região Central apresentam boas condições da água para o banho. Por outro lado, o número de áreas impróprias aumentou no Estado na comparação com a semana anterior.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Dos 93 pontos analisados no Rio Grande do Sul, 80 estão próprios (86,02%) e 13 estão em condição imprópria. Foram incluídas na lista três áreas do Litoral Norte – duas em Torres e uma em Tramandaí.
A recomendação é que os banhistas evitem o mergulho nos pontos impróprios e arredores, especialmente junto às águas que chegam às praias por tubulação, arroios ou rios. O alerta vale especialmente para crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. Os principais sintomas após o mergulho em áreas contaminadas são diarreia, dor abdominal e enjoos.
Análise
Para a classificação das águas como própria ou imprópria, são utilizados parâmetros de Escherichia coli (E.coli), observando os critérios definidos pelas resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. Nos balneários de Pelotas, Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também são consideradas as cianobactérias.
No Litoral Norte, entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, são 33 pontos de água salgada monitorados. As coletas de amostras são feitas semanalmente pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit), que envia o material para análise microbiológica pela Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre.
Projeto
A divulgação dos boletins é feita sempre às sextas-feiras, até o último fim de semana de fevereiro. Os dados atualizados estão disponíveis no site e mídias sociais da Fepam, e no aplicativo Balneabilidade. Os avisos de local próprio ou impróprio recebem destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água.